Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Pareceristas ad hoc
Parecristas ad hoc 2022
Pareceristas ad hoc 2021
Pareceristas ad hoc 2020
Pareceristas Ad hoc 2018-2019
Pareceristas Ad hoc 2016-2017
Indexadores / Métricas
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
(2021) v. 16, n. 4, out./dez.
(2021) v. 16, n. 4, out./dez.
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4
Publicado:
21/10/2021
Artigos
A dimensão da formação permanente de docentes que atuam nas escolas de fronteira
Julio Emilio Diniz-Pereira, Jorgelina Ivana Tallei
2263-2278
PDF/A (Español (España))
PDF/A
PDF/A (English)
HTML
Formação contínua para professores sem formação pedagógica: um estudo de caso com professores de Educação Física da Escola Primária n. 74 Dangereux, na Província de Malanje-Angola
João Isarael Cabamba, Cristina Yanes-Cabrera, Miguel Ángel Ballesteros-Moscosio
2279-2294
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
José Paulo Gomes Brazão, Alfrancio Ferreira Dias
2295-2312
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Líder educacional e pensamento axiológico: caso da escola municipal de Talca
Amely Vivas, Jennifer Quiñonez, Natalie Muñoz
2313-2328
PDF/A (Español (España))
PDF/A
PDF/A (English)
HTML
Jogo de xadrez e tomada de decisões em professores de educação básica (Escola Juan Pablo Segundo, Região de Los Lagos-Chile)
Marlenis Martínez, Doris Solis, Guillermo Valdes
2329-2344
PDF/A (Español (España))
PDF/A
PDF/A (English)
HTML
Perspectiva dos professores sobre o teatro e suas contribuições para uma aprendizagem significativa na Comuna de Rengo, Chile – 2021
Oscar Rojas, Katihuska Mota, Manuel Valenzuela
2345-2357
PDF/A (Español (España))
PDF/A
PDF/A (English)
HTML
Amorosidade, autopoiese e ‘com-versações’: a potência dos ‘entrelaços nós’ na educação e na ciência
Maria Luiza Cardinale Baptista
2358-2378
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
A história e filosofia da ciência na educação básica brasileira: por um processo de construção do conhecimeno científico na escola
Viviane Maciel Machado Maurente, Jorge Alberto Molina, Arisa Araujo da Luz
2379-2394
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Quantos sujeitos devem participar da pesquisa? O sujeito reivindicativo como possibilidade na pesquisa em educação
Otavio Henrique Ferreira da Silva, Ademilson de Sousa Soares
2395-2409
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão
Juliana Fernandes Junges Cararo, Edna Liz Prigol, Marilda Aparecida Behrens
2410-2426
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Cursos de formação de profissionais de educação mal avaliados e impactos no desempenho estudantil em testes de larga escala
Zacarias Jaegger Gama
2427-2442
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
“O pleno desenvolvimento da pessoa” e sua adesão à educação superior
Marcelo Haponiuk Rocha, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
2443-2457
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos
Helena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima, Gláucia Signorelli
2458-2472
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Compromisso educacional e social: trajetórias de professores que desenvolvem projetos sociais esportivos
Marcos Roberto Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Evando Carlos Moreira
2473-2492
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
De enfermeiro(a) a professor(a): trajetórias de profissionalidade
Agnete Troelsen Pereira Nascimento, Maria José Souza Pinho
2493-2508
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Possibilidades e desafios do PIBID para o estreitamento da relação entre escola e universidade
Natalia Neves Macedo Deimling, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
2509-2538
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
A prática docente dos professores de engenharia: considerações de alunos e professores
Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Mariana Veríssimo
2539-2559
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Teoria dos campos conceituais como instrumento para o planejamento e construção de recursos tecnológicos para o ensino de ciências
Priscila Cadorin Nicolete, Aline Coelho dos Santos, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Marta Adriana Machado da Silva
2560-2577
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Relações mediadas: a formação do intérprete educacional no contexto da educação de surdos
Lara Ferreira dos Santos
2578-2592
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Pesquisa pedagógica e formação continuada de professores no ambiente escolar: uma relação necessária
Patrick Pacheco Castilho Cardoso, Luciana Aparecida Araujo, Claudia Regina Mosca Giroto
2593-2608
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Narrativa visual: mediação de leitura na educação infantil
Fabiana Lazzari Lorenzet, Flávia Brocchetto Ramos, Renata Junqueira de Souza
2609-2629
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Jogos de tabuleiro: recurso lúdico na aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Rosimeire Maria Orlando
2630-2647
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Pressupostos psicológicos e didáticos para a resolução de problemas matemáticos
Fatima Aparecida Souza Francioli, Nilza Marcia Mulatti Silva
2648-2662
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Repertório de pesquisa sobre a educação rural no Paraná por meio da imprensa (1930-1961)
Simone Burioli Ivashita
2663-2681
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Metodologias ativas e novas competências docentes: uma experiência de produção de textos imagéticos no meio digital
Roberta Caiado, Renata Fonseca Lima da Fonte, Isabela Barbosa do Rêgo Barros
2682-2700
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
A importância do controle da evasão na Educação à Distância
Jorge Vieira da Rocha, Sonia Regina Mendes dos Santos
2701-2719
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Diversidade e diferença: representações sociais no espaço educacional
Sandra Cristina Morais Souza, Carmem Lúcia Vidal Perez
2720-2740
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Reflexão teórica sobre as contribuições da obra de Paulo Freire para a educação especial
Silvia Cristina Pereira dos Santos, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Elaine Antunes Cortez, Suellen Gomes Barbosa Assad, Renata Souza Vogas
2741-2759
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Implicações da prática escolar na construção de identidades juvenis de jovens egressos do ensino médio
Marlene Holdorf, George Saliba Manske, Fabio Zoboli
2760-2775
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
O desenvolvimento emocional da criança em idade escolar na perspectiva crítico-dialética
Marta Silene Ferreira Barros, Natália Navarro Garcia, Sandra Regina Mantovani Leite, Viviane Aparecida Bernardes de Arruda
2776-2790
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
O processo de reformulação curricular do ensino técnico integrado ao ensino médio no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Renato Aparecido de Souza, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Carolina José Maria
2791-2807
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Atos de currículo e estratégias aprendentes nas práticas das culturas infantis com as tecnologias digitais
Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena
2808-2825
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
O que pode um currículo? Breve ensaio sobre o currículo em imanência
Dinamara Garcia Feldens, Camilo Catanhede, Luana Fusaro
2826-2851
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Práticas educativas e ressignificações dos saberes e fazeres das Bandas Cabaçais rurais: ações decoloniais no contexto musical urbano/contemporâneo
Elinaldo Menezes Braga, Marizete Lucini
2852-2871
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Relatos de Experiência
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
João Paulo Cunha de Menezes
2872-2887
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Olhares sensíveis em estudo de campo ao museu Solar Monjardim: memória e formação histórica
Regina Celi Frechiani Bitte, Sônia Maria dos Santos
2888-2902
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Relatos de Pesquisas
Impactos do distanciamento social por Covid-19 na comunicação de crianças e adolescentes com autismo
Rosana Carla Do Nascimento Givigi, Ane Cristine Hermínio Cunha, Lara Lyss de Almeida Barreto, Giovanna Santos da Silva, Louise Carvalho da Conceição
2903-2921
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Base Nacional Comum Curricular: o brincar como direito e a gestão escolar na educação infantil
Carla Silveira Barbosa, Marcos Cesar Rodrigues de Miranda, Rosebelly Nunes Marques
2922-2947
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
HTML
Acessos e Visibilidade
(Contador ativo desde 16.01.2023)
Clustrmaps
(Ativo desde jan/2017)
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos (30 dias)
A sexualidade infantil em destaque: algumas reflexões a partir da perspectiva freudiana
1458
Criação de conhecimento autogerido e dialógico para promover a aprendizagem profunda: o caso piloto na formação de professores
1191
A Fotografia na pesquisa em Educação
385
Dossiê: Implementação de políticas educacionais no contexto Ibero-Americano
293
Contextos e trajetórias para a análise de Políticas Públicas: Aportes teóricos para o campo da educação
277