Quantos sujeitos devem participar da pesquisa? O sujeito reivindicativo como possibilidade na pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14586

Palavras-chave:

Sujeito reivindicativo, Pesquisa democrática, Metodologia de pesquisa

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar um importante componente a compor o método das pesquisas qualitativas em educação: o sujeito reivindicativo. Ao planejar a estrutura de uma pesquisa, os pesquisadores podem ter dúvidas quanto à definição do número adequado de sujeitos participantes. O sujeito reivindicativo na pesquisa em educação faz um movimento diferente do que tradicionalmente se faz. Ao invés do pesquisador solicitar, é o sujeito que reivindica a participação na pesquisa. É apontado que a relação pesquisador-sujeito e sujeito-pesquisador precisa de maiores aprofundamentos, e que os pesquisadores em educação precisam ter como pressuposto a possibilidade de se depararem com outros sujeitos no campo de pesquisa, que podem trazer importantes contribuições para seus estudos.

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Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Doutorando no programa de Pós-Graduação em Educação.

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte

Professor da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

DA SILVA, O. H. F.; SOARES, A. . de S. Quantos sujeitos devem participar da pesquisa? O sujeito reivindicativo como possibilidade na pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2395–2409, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14586. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14586. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos