Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/ UFC): uma década de pesquisas
Palavras-chave:
G-TERCOA, Formação de professores, Ensino, Pesquisa, ExtensãoResumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC), vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), foi idealizado pela professora Maria José Costa dos Santos em 2014, e desde então, numa perspectiva de fomento à pesquisa, ensino e extensão, vem desenvolvendo estudos e discussões sobre temáticas relacionadas à Educação Matemática, ao currículo, a avaliação, as metodologias de ensino, as tecnologias digitais, as políticas públicas, a inclusão e a formação docente. Este artigo apresenta as pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo, com ênfase nas teses defendidas. Em busca do atendimento deste objetivo, investigou-se inicialmente a rotina do G-TERCOA/CNPq/UFC, conhecendo suas atividades, ações e forma de ingresso. Na sequência, procedeu-se a um estudo bibliográfico, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa, em que se investigaram os trabalhos de pesquisa de doutorado desenvolvidos por cinco membros deste grupo, desde o ano de 2017 e defendidos nos anos de 2021 e 2023. Os resultados desta investigação apontam que as pesquisas de tese tiveram como ênfase as políticas públicas de avaliação, a formação de professores de matemática, o desenvolvimento do pensamento algébrico e a análise de erros como parte do processo de aprendizagem, tendo contribuições dos estudos realizados no referido grupo de pesquisa.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1967901
Downloads
Referências
ALMEIDA NETO, C. A. A sala de aula online colaborativa na perspectiva da Teoria da Objetivação: uma experiência de formação continuada. 2023. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
ANDRADE, W. M. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do Ensino Fundamental. 2021. 299 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
AZEVEDO, I. C. et al. Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 8, n. 2, p. 390-398, 2018. DOI: http://doi. org/10.5902/2179769226003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEZERRA, A. M. A. Tecendo redes cognitivas entre a formação matemática do pedagogo e o pensamento algébrico: reflexões a partir de grupos focais. 2023. 121 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: https:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Grupos de pesquisa. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br. Acesso em: 23 mar. 2024.
DEGN, L. et al. Research groups as communities of practice: a case study of four high-performing research groups. Higher Education, Dordrecht, v. 76, n. 2, p. 231-246, 2018. DOI: http://doi.org/10.1007/s10734- 017-0205-2. Disponível em: https://pure.au.dk/ws/files/118630213/Research_groups_as_communities_ of_practice_a_case_study_of_four_high_performing_research_groups_Postprint_2017.pdf. Acesso em: 3 maio 2024.
MAINARDES, J. Grupos de pesquisa em educação como objeto de estudo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p. e08532, 2022. DOI: http://doi.org/10.1590/198053148532. Disponível em: https:// publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8532. Acesso em: 18 set. 2024.
PENHA, R. S. Análise de erros em matemática na perspectiva do professor que ensina matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
PRATA, G. C. F. A formação de professores de matemática: a tomada de consciência como interseção entre Letramento Matemático, Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação. 2023. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROSSIT, R. A. S. et al. Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco. Interface: Comunicação Saúde Educação, Botucatu, v. 22, p. 1511-1523, 2018. DOI: http://doi.org/10.1590/1807-57622017.0674. Disponível em: https://www.scielo. br/j/icse/a/Tz6rCQBRTVLWTnsnJDJH4ms/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 out. 2024.
SANTOS, M. J. C. Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, e2024002, 2024. DOI: http://doi.org/10.21439/2965-6753.v2.e2024002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/13. Acesso em: 8 nov. 2024.
SILVA, O. H. F.; SOARES, A. S. Quantos sujeitos devem participar da pesquisa? O sujeito reivindicativo como possibilidade na pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2395-2409, 2021. DOI: http://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14586. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14586. Acesso em: 12 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wendel Melo Andrade, Maria José Costa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

