A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.12458

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Formação docente, Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação que analisou a participação de 19 professores no curso on-line “Formação de Professores Para Uma Prática Inovadora sob a Óptica do Pensamento Complexo de Edgar Morin”, composto por sete módulos referenciados no livro Sete saberes necessários para a educação do futuro (MORIN, 2000), promovido pelo grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Pefop). Identificaram-se qualitativamente as principais contribuições apontadas pelos participantes do curso, focando o sexto saber (ensinar a compreensão), nas três etapas em que foram chamados à reflexão e discussão. Os professores envolvidos apresentaram um bom aprofundamento, sobretudo por estarem em formação e terem cursado anteriormente outros cinco módulos do curso. Revelaram contribuições relevantes à construção de seu conhecimento, intenções e práticas vivenciadas para a transformação da educação, fundadas no pensamento complexo e no ensino para a compreensão, demonstrando um possível caminho à inovação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Junges Cararo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Pós-Doutorado em Educação. Bolsista CAPES.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC/SP).

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista de Educação, Porto Alegre, ano 30, v. 3, n. 63, p. 439-455, set./dez. 2007.

CREMA, R. Compreensão: convergência entre saber e o ser. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C. Os setes saberes necessários à educação do presente. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 227-246.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B. Complexidade e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinaridade. Goiânia: Liber Livros, 2012. p. 73-90.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.

MORIN, E. Meus filósofos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jaconina. 23. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

REIMERS, F. Conectando os pontos para construir o ensino e a aprendizagem do futuro. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/71914525-Conectando-os-pontos-para-construir-o-ensino-e-a-aprendizagem-do-futuro.html. Acesso em: 10 dez. 2018.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

21/10/2021

Como Citar

CARARO, J. F. J.; PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2410–2426, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.12458. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12458. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.