A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA INOVADORA SOB A ÓPTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: O ENSINO DA COMPREENSÃO

Juliana Fernandes Junges Cararo, Edna Liz Prigol, Marilda Aparecida Behrens

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação que analisou a participação de 19 professores no curso on-lineFormação de Professores Para Uma Prática Inovadora sob a Óptica do Pensamento Complexo de Edgar Morin, composto por sete módulos referenciados no livro Sete saberes necessários para a educação do futuro(MORIN, 2000), promovido pelo grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Pefop). Identificaram-se qualitativamente as principais contribuições apontadas pelos participantes do curso, focando o sexto saber (ensinar a compreensão), nas três etapas em que foram chamados à reflexão e discussão. Os professores envolvidos apresentaram um bom aprofundamento, sobretudo por estarem em formação e terem cursado anteriormente outros cinco módulos do curso.Revelaram contribuições relevantes à construção de seu conhecimento, intenções e práticas vivenciadas para a transformação da educação, fundadas no pensamento complexo e no ensino para a compreensão, demonstrando um possível caminho à inovação pedagógica.


Palavras-chave


Pensamento complexo; Formação docente; Prática pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.12458



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