Mudança da identidade profissional docente durante a formação inicial

Um estudo a partir das teorias subjetivas de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.16699

Palavras-chave:

Teorias subjetivas, Identidade profissional, Identidade do professor, Treinamento de professor, Formação universitária

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi interpretar as teorias subjetivas de estudantes de pedagogia de universidades chilenas sobre a mudança na identidade profissional dos professores durante sua formação. Através de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa reconstrói as teorias subjetivas de oito alunos do quarto e quinto ano pertencentes a diferentes pedagogias, de três universidades e de duas regiões do Chile. Para análise das entrevistas foram realizados três tipos de codificações: aberto, axial e seletivo. Os entrevistados teorizaram que as dimensões do trabalho docente e do processo de ensino são as mais influentes. A codificação seletiva resultou em um modelo explicativo das teorias subjetivas dos participantes, cujo fenômeno central foi a mudança na identidade profissional do professor.

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Biografia do Autor

Pablo Castro-Carrasco, Universidad de La Serena

Departamento de Psicologia. Doutorado em Psicologia (PUC).

Rocío Tamara Elgueda Adaros, Universidad de La Serena (ULS), La Serena – Chile

Graduado em psicologia (ULS). Faculdade de Psicologia.

Natalia Daniela Rojas Ávalos, Universidad de La Serena (ULS), La Serena – Chile

Graduado em psicologia (ULS). Faculdade de Psicologia.

Rocío Fernanda Troncoso Checón, Universidad de La Serena (ULS), La Serena – Chile

Graduado em psicologia (ULS). Faculdade de Psicologia.

Carolina Alejandra Valencia Bordones, Universidad de La Serena (ULS), La Serena – Chile

Graduado em psicologia (ULS). Faculdade de Psicologia.

David Jorge Cuadra-Martínez, Universidad de Atacama (UDA), Copiapó - Chile

Departamento de Psicologia. Doutorado em Psicologia.

Ingrid Noemi González-Palta, Universidad Alberto Hurtado (UAH), Santiago – Chile

Doutorado em Psicologia.

Cristián Rodrigo Oyanadel Véliz, Universidad de Concepción (UDEC), Concepción – Chile

Departamento de Psicologia. Doutorado em Psicologia (UGR).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

CASTRO-CARRASCO, P. J.; ELGUEDA ADAROS, R. T.; ROJAS ÁVALOS, N. D.; TRONCOSO CHECÓN, R. F.; VALENCIA BORDONES, C. A.; CUADRA-MARTÍNEZ, D. J.; GONZÁLEZ-PALTA, I. N.; OYANADEL VÉLIZ, C. R. Mudança da identidade profissional docente durante a formação inicial: Um estudo a partir das teorias subjetivas de futuros professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1510–1536, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.16699. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16699. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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