Pesquisa pedagógica e formação continuada de professores no ambiente escolar: uma relação necessária
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15822Palavras-chave:
Educação, Formação continuada de professores, Pesquisa pedagógica, Formação “in locu”Resumo
Este artigo de revisão bibliográfica e análise descritiva e interpretativa objetivou reunir, interpretar e analisar as publicações que discutem as contribuições da pesquisa pedagógica para a formação continuada de professores in locu enquanto atitude investigativa indissociável ao trabalho docente. Foram analisadas as publicações desenvolvidas no período entre 2008 e 2017, considerando o impacto, neste período, produzido na literatura sobre a formação docente, pela ideia de agente-sujeito e valorização da pesquisa pedagógica, fomentada tanto na formação inicial como continuada de professores. Os resultados indiciaram a importante relação entre a atividade de pesquisa da prática pedagógica e a formação continuada in locu como possibilidade metodológica essencial à formação do professor. Conclui-se que a formação continuada de professores precisa realizar-se no tempo e espaço escolar e valorizar a pesquisa pedagógica realizada in locu, com vistas a auxiliar o professor na construção de sua profissionalidade e aprofundamento teórico promovidos a partir das experiências.
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