A práxis enquanto categoria fundante na constituição da formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica

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DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16315

Resumo

Visa-se compreender acerca das contribuições da categoria práxis na constituição da formação de professor tendo como premissa a Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de identificar suas implicações na ação docente. Utiliza-se como método o materialismo histórico-dialético, tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Constata-se, com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico Crítica, a partir da compreensão de práxis na constituição da formação e ação do professor que a teoria e a prática têm uma relação de dependência mútua. Destarte, a formação e ação docente não é uma prática sem embasamento teórico, mas é o resultado de uma prática fundamentada em uma teoria que aspire à transformação da realidade social sob uma perspectiva crítica, permitindo que a realidade possa ser desvelada e entendendo que sociedade, práxis, formação e ação pedagógica podem contribuir na formação do professor, considerando principalmente os aspectos de humanidade, criticidade e intelectualidade.

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Biografia do Autor

Quenizia Vieira Lopes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Doutoranda no Programa Pós-Graduação em Educação.

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestrando no Programa Pós-Graduação em Educação.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Educação (PUC/SP).

Marília Evangelina Sota Favinha, Universidade de Évora (UEVORA), Évora – Portugal

Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Doutorado em Ciências da Educação, na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular.

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

LOPES, Q. V.; TIROLI, L. G.; SANTOS, A. R. de J.; FAVINHA, M. E. S. A práxis enquanto categoria fundante na constituição da formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0967–0980, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16315. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16315. Acesso em: 21 nov. 2024.