Líder educacional e pensamento axiológico: caso da escola municipal de Talca
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15677Palavras-chave:
Pensamento axiológico, Líder educacional, Valores sociaisResumo
O trabalho se enquadrou no pensamento avaliativo do líder educador cujo objetivo geral é gerar um corpus teórico do líder educador e do pensamento axiológico. Caso Escola Municipal de Talca, Chile. Foi enquadrado no paradigma interpretativo qualitativo; tendo um suporte na hermenêutica. Foram utilizados cinco (05) informantes-chave: dois (02) gestores e três (03) professores. As técnicas de coleta de informações foram: a entrevista em profundidade e a observação participante, os informantes-chave interagiram por meio de conversas informais e espontâneas; dentro da qual a interpretação foi usada: categorização, triangulação e teorização. Concluiu-se que os líderes educacionais carecem de orientação com base nas demandas, demandas, necessidades e interesses do grupo, o que não leva a comportamentos com atitudes grupais. Além disso, um sentido de relevância na compreensão é necessário para garantir o pertencimento social, estando aberto a todas as mudanças a fim de alcançar uma flexibilidade abrangente.
Downloads
Referências
CUADERNOS PARA LA REFORMA EDUCATIVA VENEZOLANA. La educación en los valores. Un Reto Compartido. Madrid: Ed. Alauda-Anaya, 1994.
FERNÁNDEZ, M. Diccionario de investigación. Una comprensión holística. 2. ed. Caracas: Quirón Ediciones, 2017.
GONZÁLEZ, M. La figura del maestro como sujeto político. Bogotá: UPN, 2009.
GRASS, J. La educación de valores y virtudes en la escuela. Teoría y Práctica. 2. ed. México: Editorial Trillas, S. A., 2015.
HUSE, E.; BOWDITCH, J. El comportamiento humano en la organización. México: Fondo Educativo Interamericano, S. A., 2016.
IBARRA, O. La función del docente: entre los compromisos éticos y la valoración social. Rector Universidad Pedagógica Nacional. Colombia, 2007.
JUÁREZ, R. El auténtico líder, hacedor de sociedad. In: JORNADA DE EDUCACIÓN EN VALORES, 4., 2016, Caracas. Anais [...]. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello, 2016.
MARTÍNEZ, M. Comprendiendo la transdisciplinariedad. In: JORNADA DIALÓGICA, 2., 2001. Anais [...]. 2001. Tema: Espacio-Tiempo académico de libertad y autonomía para reflexionar y crecer. Encuentro de Transdisciplinariedad UCV (Cuaderno de Marzo 1999 – 2001).
PRIETO, L. El maestro como líder. 9. ed. Venezuela: Ministerio de Educación y Deporte, 2006.
RAMOS, G. Valores y autoestima. Conociéndose a sí mismo, en un mundo con otros. Venezuela: San Pablo, 2017.
SALGADO, E. Aprendizaje con nuevos pensamientos emergentes. Mimeografiado. Argentina: Universidad Nacional de la Plata, 2009.
SÁNCHEZ, L. Enseñar Valores: un nuevo enfoque. Madrid: Morata, 2010.
URBANO. Metodologías cualitativas de investigación. Investigación etnográfica – Investigación acción. Mapas y herramientas para conocer la escuela. 3. ed. Argentina: Editorial brujas, 2019.
VAGNONI, A. Los valores de pablo de tarso para nuevos líderes. Venezuela: San Pablo, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amely Vivas, Jennifer Quiñonez, Natalie Muñoz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.