A dimensão da formação permanente de docentes que atuam nas escolas de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14941

Palavras-chave:

Formação permanente de professores, Política educacional, Fronteira

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos resultados das ações do programa permanente de formação denominado Pedagogia de Fronteira, desenvolvido entre os anos 2016 e 2019, pela Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) para os professores da rede municipal de ensino da cidade de Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil. A metodologia adotada baseia-se em uma perspectiva de pesquisa-ação participativa, a partir do conceito do sociólogo colombiano Fals Borda. Os dados obtidos ao longo da pesquisa mostraram a possibilidade em planejar programas permanentes de formação, considerando o contexto trinacional. Mostram ainda que ações articuladas entre a comunidade escolar e as universidades públicas. As ações de formação do programa nos permitiram refletir sobre o que é estar na fronteira e pensar em uma educação na e para a fronteira. Este estudo é baseado em conceitos teóricos de autores como Diniz Pereira, Hooks, Freire, Fals Borda, Walsh, entre outros.

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Biografia do Autor

Julio Emilio Diniz-Pereira, Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Coordinador del Programa del Doctorado Latinoamericano Políticas públicas y profesión docente, de la Facultad de Educación (FaE).

Jorgelina Ivana Tallei, Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR

Docente de español como lengua adicional en el Instituto Latinoameriano de Artes, Cultura e Historia (ILAACH).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E.; TALLEI, J. I. A dimensão da formação permanente de docentes que atuam nas escolas de fronteira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2263–2278, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14941. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14941. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos