Metodologias ativas e novas competências docentes: uma experiência de produção de textos imagéticos no meio digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14043

Palavras-chave:

Formação, Professor, Metodologias ativas, Tecnologia digital

Resumo

Respaldado nas metodologias ativas de ensino, este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica – produção de textos imagéticos – desenvolvida em tecnologia digital móvel, proposta para professores em formação inicial. Metodologicamente, realizamos um estudo de caso com licenciandos em Letras de uma Universidade particular localizada no estado de Pernambuco. Concluímos que os docentes em formação ampliam suas competências quando utilizam caminhos autônomos que os façam avançar em conhecimento, competências socioemocionais e em novos gestos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Roberta Caiado, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE

Coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu da UNICAP, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Professora do Curso de Letras Centro de Teologia e Ciências Humanas. Doutorado em Educação (UFPE).

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Professora do Curso de Letras Centro de Teologia e Ciências Humanas. Doutorado em Linguística (UFPB).

Isabela Barbosa do Rêgo Barros, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Professora do Curso de Letras Centro de Teologia e Ciências Humanas. Doutorado em Letras (UFPB).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

CAIADO, R.; FONTE, R. F. L. da; BARROS, I. B. do R. Metodologias ativas e novas competências docentes: uma experiência de produção de textos imagéticos no meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2682–2700, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14043. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14043. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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