Estudo analítico de publicações sobre EaD na educação especial como ferramenta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9825

Palavras-chave:

Educação à distância. Educação especial. Brasil.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a educação à distância no Brasil e seu uso na educação especial como inclusão escolar. Para tanto foi realizado um estudo e levantamento bibliográfico sobre o assunto em periódicos, revistas científicas nacionais e livros para a presente discussão. Observa-se que a educação à distância é uma modalidade em constante crescimento no Brasil, e as novas tecnologias de informação e comunicação podem contribuir na educação, sendo uma possibilidade de inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a inclusão dos sujeitos com alguma deficiência, ainda está acontecendo, pois diante das possibilidades e perspectivas, e dos avanços, requer maior participação dos agentes públicos através de políticas públicas. Para que a educação especial e a inclusão escolar aconteçam de forma efetiva, se faz necessário que o professor possa permanecer na formação continuada, com isso, atender o deficiente nos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, o professor educador deve estar em constante aprendizado. A educação à distância tem se mostrado uma alternativa com bons resultados na formação do professor da educação especial. Porém, diante do levantamento, observamos que não há relatos do uso da EaD como possibilidade na educação especial para acesso e inclusão dos sujeitos com alguma deficiência, mas para a formação inicial e continuada do professor e educador a EaD tem sido utilizada como meio possível para alcançarmos profissionais com mais habilidades e competências na educação especial. 

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Biografia do Autor

Lucas Justiniano Bermejo, Faculdade Anhanguera de Bauru Faculdade de Ciências e letras de Araraquara - UNESP

Possui graduação em Ciências Biólógicas pela Universidade do Sagrado Coração em 2008, especialização em Microbiologia Clínica (FIB) em 2009, Mestrado em Ciências na área de Microbiologia pela USP em 2012. É professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Anhanguera de Bauru. Tem experiência na área de biologia geral, microbiologia, biologia molecular, imunologia, didática e metodologia da pesquisa. Docente de ensino médio, curso pré-vestibular e ensino superior. Atualmente cursa especialização em docência no ensino superior. Aluno especial do programa Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru – UNESP em 2016 e atualmente, aluno especial do programa Educação escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP.

Érika Zambrano Tanaka

Professora Doutora da Área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido/FENF UNICAMP. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde da Mulher e do Recém-nascido (GEPESM) da Faculdade de Enfermagem. Doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Enfermeira Obstetra pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

José Anderson Santos Cruz, Faculdade Anhanguera de Bauru Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr

Doutorando em Educação Escolar (Pesquisa sobre Metodologias Ativas - MAs, especialmente a Sala de Aula Invertida - SAI, Blended Learning). Desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre Internacionalização da Educação, Estudos sobre TVD entre Brasil, Portugal e Espanha. Estudos sobre DOI, indexação para revistas científicas. Avaliador das Revistas: Educitec - AM e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. Mestre em Educação Assistida por Televisão Digital (UNESP) - Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento (Atual Programa de Pós-graduação Mídias e Tecnologias - desde 07/2015) pela FAAC-UNESP-Bauru/SP ( Pesquisa sobre a Formação Profissional Inicial do Professor Universitário mediante o cenário das tecnologias e convergência tecnológica e midiática - era digital - mediação pedagógica com os meios de comunicação e tecnologias digitais). Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Cientifica na Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru. Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais.

Leonel Capetti

Aluno especial do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção - Unesp em 2016, Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, Especialista em Marketing, Especialista em Gestão Universitária e Graduado em Economia. Coordenador e Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, docente no curso de Administração e em Cursos de MBA e Pós-Graduação. Possuo experiência na área de Economia Rural, Administração com ênfase em Mercadologia, atuando nas áreas de logística empresarial, relacionamento com o consumidor, pesquisa de mercado, suporte à vendas, formação de preços e desenvolvimento pessoal e profissional.

Larissa Ribeiro Ferreira, Coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Bauru.

Mestre em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2016). 

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

SARTORI, D. V. B.; BERMEJO, L. J.; TANAKA, Érika Z.; SANTOS CRUZ, J. A.; CAPETTI, L.; FERREIRA, L. R. Estudo analítico de publicações sobre EaD na educação especial como ferramenta pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 862–883, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9825. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9825. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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