Estudo analítico de publicações sobre EaD na educação especial como ferramenta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9825Palavras-chave:
Educação à distância. Educação especial. Brasil.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a educação à distância no Brasil e seu uso na educação especial como inclusão escolar. Para tanto foi realizado um estudo e levantamento bibliográfico sobre o assunto em periódicos, revistas científicas nacionais e livros para a presente discussão. Observa-se que a educação à distância é uma modalidade em constante crescimento no Brasil, e as novas tecnologias de informação e comunicação podem contribuir na educação, sendo uma possibilidade de inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a inclusão dos sujeitos com alguma deficiência, ainda está acontecendo, pois diante das possibilidades e perspectivas, e dos avanços, requer maior participação dos agentes públicos através de políticas públicas. Para que a educação especial e a inclusão escolar aconteçam de forma efetiva, se faz necessário que o professor possa permanecer na formação continuada, com isso, atender o deficiente nos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, o professor educador deve estar em constante aprendizado. A educação à distância tem se mostrado uma alternativa com bons resultados na formação do professor da educação especial. Porém, diante do levantamento, observamos que não há relatos do uso da EaD como possibilidade na educação especial para acesso e inclusão dos sujeitos com alguma deficiência, mas para a formação inicial e continuada do professor e educador a EaD tem sido utilizada como meio possível para alcançarmos profissionais com mais habilidades e competências na educação especial.
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