A implementação e a consolidação dos cursos de formação de professores para a educação do campo

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14369

Palavras-chave:

LEdoC, Implementação, Consolidação, Revisão sistemática

Resumo

Essa pesquisa se propôs a investigar, por meio de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) nos “Periódicos CAPES”, quais os principais desafios encontrados nos processos de implementação e consolidação da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Nesse levantamento foram realizados filtros: a princípio com os descritores; depois os textos em formato de artigo revisados por pares, sendo localizados utilizando os diretórios ScIELO e DOAJ, com vistas a filtrar dados e escrutinar o objeto a ser investigado. Os resultados evidenciaram um aumento de pesquisas sobre a temática e os muitos desafios postos à consolidação da LEdoC, tais como: disputa interna nas universidades, dificuldades de compreensão da proposta do curso pelos seus executores, de materialização da alternância, e também firmar uma postura de resistência mediante ao momento político atual vivenciado pelos brasileiros, que afeta sobremaneira a educação e, em consequência, a LEdoC.

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Biografia do Autor

Darlene Araújo Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas – TO – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Mestre em Educação pelo PPGE da UFT/Palmas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do estado do Pará.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas – TO – Brasil

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutorado e Mestre em História (UFPE).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

GOMES, D. A.; SANTOS, J. S. dos. A implementação e a consolidação dos cursos de formação de professores para a educação do campo: Uma revisão sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1079–1097, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14369. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14369. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos