Memória e subjetividade

A percepção de profissionais da educação infantil frente à pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.15884

Palavras-chave:

História cultural, Memória, Subjetividade, Covid-19, Educação infantil

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir os impactos da pandemia de Covid-19 em instituições públicas de Educação Infantil, em município da região metropolitana de Curitiba, PR, a partir da memória de gestores sobre o isolamento social, os encaminhamentos pedagógicos, a manutenção dos profissionais da educação em seus cargos, a participação dos pais e o desenvolvimento integral das crianças. A narrativa dos sujeitos foi analisada considerando suas subjetividades e seus espaços de poder. A pesquisa foi realizada na perspectiva da História Cultural, com apoio em Chartier (2002), Delory-Momberger (2014) e Lima, Geraldi e Geraldi (2015), entre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo teve caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa permitiu aprofundar e tensionar as diferentes subjetividades de profissionais da Educação Infantil, num espaço coletivo, por meio das memórias relativas ao momento histórico vivido.

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Biografia do Autor

Eliane Küster, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

KÜSTER, E.; VIEIRA, A. M. D. P. Memória e subjetividade: A percepção de profissionais da educação infantil frente à pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1021–1036, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.15884. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15884. Acesso em: 4 out. 2022.

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