Memória e subjetividade

A percepção de profissionais da educação infantil frente à pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.15884

Palavras-chave:

História cultural, Memória, Subjetividade, Covid-19, Educação infantil

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir os impactos da pandemia de Covid-19 em instituições públicas de Educação Infantil, em município da região metropolitana de Curitiba, PR, a partir da memória de gestores sobre o isolamento social, os encaminhamentos pedagógicos, a manutenção dos profissionais da educação em seus cargos, a participação dos pais e o desenvolvimento integral das crianças. A narrativa dos sujeitos foi analisada considerando suas subjetividades e seus espaços de poder. A pesquisa foi realizada na perspectiva da História Cultural, com apoio em Chartier (2002), Delory-Momberger (2014) e Lima, Geraldi e Geraldi (2015), entre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo teve caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa permitiu aprofundar e tensionar as diferentes subjetividades de profissionais da Educação Infantil, num espaço coletivo, por meio das memórias relativas ao momento histórico vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Küster, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B.; PASSEGGI, M. C. As narrativas de formação, a teoria do professor reflexivo e a autorregulação da aprendizagem: Uma possível aproximação. In: SIMÃO, A. M. V. V.; FRISON, L. M. B.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: Epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

BRASIL. Lei Federal n. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF: Presidência da República, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 21 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de Esclarecimento. Brasília, DF: CNE, 2020b. Disponível em: https://www.consed.org.br/storage/download/5e78b3190caee.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 5/2020. Brasília, DF: CNE; CP, 2020c. Disponível em: pcp005_20 (semesp.org.br). Acesso em: 21 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministro de Estado da Educação, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 21 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, DF: Ministro de Estado da Saúde, 2020e. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em: 21 jul. 2020.

CHARTIER, R. A história cultural: Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

DELORY-MOMBERGER, C. As histórias de vida: Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN, 2014.

IIEP-UNESCO. Five steps to support education for all in the time of COVID-19. Paris: IIEP-UNESO, 2020. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/five-steps-support-education-all-time-covid-19-13382. Acesso em: 14 jul. 2020.

LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v31n1/0102-4698-edur-31-01-00017.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Paho, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 07 jul. 2020.

PARANÁ. Orientações para (Re)Elaboração, Implementação e Avaliação de Proposta Pedagógica na Educação Infantil. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação, 2006.

PARANÁ. Decreto Estadual n. 4.230, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19. Curitiba, PR: Governo do Estado, 2020. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibirImpressao&codAto=232854. Acesso em: 21 jul. 2020.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Deliberação n. 04/2020, de 27 de abril de 2020. Instituição de normas para o desenvolvimento de atividades e estudos escolares não presenciais no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São José dos Pinhais e decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e outras providências. São José dos Pinhais, PR: Conselho Municipal de Educação, 2020a. Disponível em: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/anexos/doe/20200427_160744_76.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Decreto n. 3.726, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus – COVID-19 e dá outras providências. São José dos Pinhais, PR: Prefeito Municipal, 2020b. Disponível em: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/anexos/doe/20200317_164955_12526.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Portaria n. 27/2020, de 27 de abril de 2020. São José dos Pinhais, PR: Secretaria Municipal de Educação, 2020c. Disponível em: http://www.sjp.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/20200429_073929_12526.pdf. Acesso em 29 abr. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Resposta à Covid-19. Paris: Unesco, 2020a. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19. Acesso em: 07 jul. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir #AprendizagemNuncaPara. Paris: Unesco, 2020b. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 14 jul. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. UNESCO E COVID-19: Notas informativas de educação. Paris: Unesco, 2020c. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-e-covid-19-notas-informativas-educacao. Acesso em: 14 jul. 2020.

WHO. World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Geneva: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 07 jul. 2020.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

KÜSTER, E.; VIEIRA, A. M. D. P. Memória e subjetividade: A percepção de profissionais da educação infantil frente à pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1021–1036, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.15884. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15884. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.