(2022) v. 17, n. esp. 2: Memórias, subjetividades e diversidades culturais
O dossiê tem como proposta entrelaçar a produção de conhecimento na educação que envolve as dimensões analíticas com base nas memórias, nas subjetividades e nas identidades dissonantes. Entende-se que em diferentes espaços do saber, a memória como forma e conteúdo, forma e (re)forma identidades para alteridades na panaceia dos processos de entendimento sobre as singularidades diversas dos sujeitos históricos. Nesse diapasão, as experiências educativas, mediadas pela reflexão, são um saber-poder. O subjetivo que envolve outras concepções sobre as identidades atingem os sujeitos na sua expressão coletiva com os mecanismos sociais e culturais. Assim, os diálogos educativos, as trajetórias subjetivas objetivadas, os espaços de poder, os feminismos, as memórias e histórias compõem o amplo processo de práticas discursivas acerca da inclusão, do empoderamento e enfrentamento de situações de exclusão. As subjetividades, como um modo de sentir, de querer, de olhar, de perceber, de autoanulação, podem ser problematizadas, tensionadas e preteridas em diferentes âmbitos da Educação.
Organizadores:
Prof. Dr. Christian Muleka Muwewa (PPGEdu/CPTL/UFMS)
Profa. Dra. Jaqueline Ap. M. Zarbato (PPGEdu/CPTL/UFMS; ProfHistória -UFMT)