Ensino remoto em tempos de pandemia

COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16075

Palavras-chave:

Teoria Freiriana, Ensino remoto, COVID-19, Diálogo, Afetividade

Resumo

A opção pelo ensino remoto, nome atribuído à modalidade de aulas online ou à disponibilização de materiais impressos quando foi decretada a Pandemia da COVID-19, revelou-se a principal alternativa no Brasil com o intuito de manter o vínculo da escola com seus estudantes. No entanto, essa modalidade parece trazer consigo implicações no quesito relacional. Com isso em vista, o presente trabalho tem por objetivo analisar as modificações que possivelmente ocorrem no aspecto da interação professor-estudante por meio de relações dialógicas e afetivas, tendo em mente a aprendizagem dos estudantes em aulas não presenciais, sejam elas em formato de ensino remoto online síncrono ou assíncrono ou impresso. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa teórica com foco na Teoria Freireana e se propõe a refletir sobre como as relações de diálogo e afeto interferem no processo educativo e consequentemente na aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Gislaine Zanoto Rech, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campestre da Serra – RS – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cristina Maria Pescador, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS – Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação.

Referências

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Ensino remoto em tempos de pandemia: COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1264–1278, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16075. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075. Acesso em: 28 mar. 2024.