Ensino remoto em tempos de pandemia

COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16075

Palavras-chave:

Teoria Freiriana, Ensino remoto, COVID-19, Diálogo, Afetividade

Resumo

A opção pelo ensino remoto, nome atribuído à modalidade de aulas online ou à disponibilização de materiais impressos quando foi decretada a Pandemia da COVID-19, revelou-se a principal alternativa no Brasil com o intuito de manter o vínculo da escola com seus estudantes. No entanto, essa modalidade parece trazer consigo implicações no quesito relacional. Com isso em vista, o presente trabalho tem por objetivo analisar as modificações que possivelmente ocorrem no aspecto da interação professor-estudante por meio de relações dialógicas e afetivas, tendo em mente a aprendizagem dos estudantes em aulas não presenciais, sejam elas em formato de ensino remoto online síncrono ou assíncrono ou impresso. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa teórica com foco na Teoria Freireana e se propõe a refletir sobre como as relações de diálogo e afeto interferem no processo educativo e consequentemente na aprendizagem do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Zanoto Rech, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campestre da Serra – RS – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cristina Maria Pescador, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS – Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação.

Referências

BRASIL. Decreto n. 5.622/05, de 19 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a regulamentação do artigo 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 2005. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251- decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 jul. 2020.

CHARLOT, B. A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, jan./jul. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1655/1504. Acesso em: 16 maio 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

GIL, A. C.; PESSONI, A. Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto. Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-18, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24493. Acesso em: 08 nov. 2021.

MARTINS, S. L. B.; MILL, D. Estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil: Um breve panorama. Inclusão Social, Brasília, v. 10, n. 1, p. 119-131, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4176. Acesso em: 15 set. 2020.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 63438, p. 02-35, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10642. Acesso em: 03 fev. 2021.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/?gclid=Cj0KCQjw9IX4BRCcARIsAOD2OB1Cgy_8k7X78RJu7e6 nyVfv4lrIzoB1Xe6B5rOESCvfc86Uj6uJBU4aAqnOEALw_wcB. Acesso em: 05 jul. 2020.

SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife. Interacções, v. 16, n. 55, p. 103-122, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21039. Acesso em: 10 maio 2021.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Ensino remoto em tempos de pandemia: COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1264–1278, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16075. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075. Acesso em: 4 out. 2022.