O brincar possível em tempos de isolamento

O desenvolvimento das funções psíquicas superiores da memória e da imaginação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16055

Palavras-chave:

Funções psíquicas superiores, Memória, Imaginação, Brincadeira de faz de conta

Resumo

Este estudo busca investigar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores da memória e da imaginação no momento da brincadeira de faz de conta. A pesquisa está fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural que contempla o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, considerando que o processo de desenvolvimento cultural da criança é o alicerce para a constituição das funções psíquicas. Partindo desse referencial teórico, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com os seguintes recursos metodológicos: investigação participativa e a observação. Com este estudo, foi possível ampliar a discussão teórica sobre como se constituiu a brincadeira de faz de conta mesmo em um momento de isolamento e distanciamento social no cotidiano da Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento da memória e da imaginação.

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Biografia do Autor

Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Joana de Jesus de Andrade , Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Docente do Departamento de Química e Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

LIMA, A. P. C. T. de; ANDRADE , J. de J. de. O brincar possível em tempos de isolamento: O desenvolvimento das funções psíquicas superiores da memória e da imaginação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1221–1238, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16055. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16055. Acesso em: 21 nov. 2024.