Memórias, subjetividades e diversidades culturais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16980Palavras-chave:
Educação, Tempos pandêmicos, Cultura, MemóriaResumo
O dossiê tem como proposta entrelaçar a produção de conhecimento na educação, que envolve as dimensões analíticas com base nas memórias, nas subjetividades e nas identidades dissonantes. O COVID 19 demandou outras concepções sobre as identidades individuais e coletivas mediadas por mecanismos sociais, políticos e culturais. Os textos aqui apresentados aglutinam diálogos educativos, trajetórias subjetivas objetivadas, espaços de poder, feminismos, memórias e histórias que compõem o amplo processo de práticas discursivas acerca da inclusão, do empoderamento e do enfrentamento de situações de exclusão no contexto das diversidades culturais. Argumentamos, de forma geral, que as subjetividades, como um modo de autoanulação e/ou autoconhecimento, podem ser problematizadas, tensionadas e preteridas em diferentes âmbitos da Educação. Nesse sentido, aglutinamos nesse dossiê pesquisas (ensaios como forma) que projetam diálogos sobre como as identidades e alteridades são forjadas nas práticas a partir das memórias coletivas e das subjetividades, que no contexto pandêmico, também foram coletivas.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 102 p.
MBEMBE, A. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 edições, 2018.
SARMENTO, M. Sociologia da Infância e a sociedade contemporânea: Desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GUARANHANI, M. C. Sociologia da infância e a formação dos professores. Curitiba: Editora Champagna, 2013.
TEODORO, M. L. Identidades cultural e diversidade étnica: Négritude africano-antilhana e modernismo brasileiro. 1. ed. São Paulo: Editora Scortecci, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Christian Muleka Mwewa, Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.