Tabu

Um convite a (re)pensar a educação para as relações raciais em tempos sombrios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16058

Palavras-chave:

Relações raciais, Identidade, Alteridade, Cultura, Educação

Resumo

 O artigo tem por objetivo (re)pensar a educação para as relações raciais em tempos que se revelam sombrios a partir do filme “Tabu”. O trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória pautada em uma abordagem qualitativa reflexiva. Os resultados apontam que as políticas que vêm buscando instituir novas formas de se encarar e trabalhar as diferenças esbarram na ideia de uma identidade nacional homogênea, que desqualifica diferenças, impedindo que se dê o devido valor às especificidades da condição negra na sociedade. Sabemos que temos muito caminho a percorrer na criação e/ou valorização de outros modos de agir na educação, para além das tentativas de se elaborar um discurso isento, neutro e politicamente correto. É a educação sendo chamada a se posicionar.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP – Brasil

Professor no Mestrado em Educação da UNIFAP. Doutorado em Teologia (EST)

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP – Brasil

Professora no Mestrado em Educação. Doutorado em Educação (UFF).

Referências

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S.; FOSTER, E. da L. S. Tabu: Um convite a (re)pensar a educação para as relações raciais em tempos sombrios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1239–1263, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16058. Acesso em: 21 nov. 2024.