A DISCUSSÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CURSOS DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS CURRICULARES

Autores

Palavras-chave:

Educação antirracista, Licenciaturas, História, Currículo, Universidades

Resumo

As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 contribuíram com relevantes implicações no currículo da educação básica e superior ao definir educação para as relações étnico-raciais como tema de ensino obrigatório (Brasil, 2003; 2008). Considerando esse contexto, este estudo de abordagem qualitativa e documental teve o objetivo de analisar como a discussão étnico-racial está contida nos currículos de 8 Licenciaturas em História, ofertadas por 7 universidades públicas federais que obtiveram melhor avaliação no ENADE e IGC. A análise crítica das ementas de cada curso selecionado foi realizada com o suporte do software IRAMUTEQ. A partir disso, identificou-se que das 250 ementas analisadas, 13% do total contém conteúdos relacionados à educação para as relações étnico-raciais. Esses dados apontam um avanço significativo, considerando o contexto histórico de omissões no sistema educacional brasileiro, quanto à discussão do tema nas licenciaturas e na construção de currículos antirracistas.

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Biografia do Autor

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil.

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil. Professora Associada do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, bolsista de produtividade em pesquisa CNPq nível 2. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutora em Psicologia pela UFRN.

Vitória Batista Calmon de Passos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil.

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil. Bacharela Interdisciplinar em Saúde. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

Daiane da Luz Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil.

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil. Licenciada em Pedagogia. Bacharela em Direito. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

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Publicado

06/09/2024

Como Citar

VERAS, R. M.; PASSOS, V. B. C. de; SILVA, D. da L. A DISCUSSÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CURSOS DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS CURRICULARES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024098, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18466. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos