A DISCUSSÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CURSOS DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS CURRICULARES
Palavras-chave:
Educação antirracista, Licenciaturas, História, Currículo, UniversidadesResumo
As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 contribuíram com relevantes implicações no currículo da educação básica e superior ao definir educação para as relações étnico-raciais como tema de ensino obrigatório (Brasil, 2003; 2008). Considerando esse contexto, este estudo de abordagem qualitativa e documental teve o objetivo de analisar como a discussão étnico-racial está contida nos currículos de 8 Licenciaturas em História, ofertadas por 7 universidades públicas federais que obtiveram melhor avaliação no ENADE e IGC. A análise crítica das ementas de cada curso selecionado foi realizada com o suporte do software IRAMUTEQ. A partir disso, identificou-se que das 250 ementas analisadas, 13% do total contém conteúdos relacionados à educação para as relações étnico-raciais. Esses dados apontam um avanço significativo, considerando o contexto histórico de omissões no sistema educacional brasileiro, quanto à discussão do tema nas licenciaturas e na construção de currículos antirracistas.
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