OUVIR A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E ENSINO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18411Palavras-chave:
Educação e infância, Pesquisar criança, Culturas infantis, Cultura de paresResumo
Este artigo objetiva refletir sobre ouvir a criança nas ações de ensino e pesquisa sobre infância, caracterizar os conceitos de culturas infantis e cultura de pares na produção acadêmica publicada entre os anos de 2015 e 2020 e compreender as potencialidades de pesquisas com crianças para o ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação na Infância tem maior êxito quando a criança é protagonista da ação educativa. Um estudo Qualitativo, Interpretativista, Estado da Arte dos estudos sobre infância, tendo como descritores culturas Infantis e culturas de Pares, com buscas na plataforma Periódicos CAPES. A partir da leitura dos resumos foram selecionados trinta e sete artigos e por meio da Análise de Conteúdo, organizados cinco categorias de análise. Como resultados destaca-se a necessidade do(a) professor(a) ser pesquisador(a) das suas práticas pedagógicas e das situações que experiencia na escola, de saber ouvir a crianças no cotidiano da sala de aula.
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