OUVIR A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E ENSINO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18411

Palavras-chave:

Educação e infância, Pesquisar criança, Culturas infantis, Cultura de pares

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre ouvir a criança nas ações de ensino e pesquisa sobre infância, caracterizar os conceitos de culturas infantis e cultura de pares na produção acadêmica publicada entre os anos de 2015 e 2020 e compreender as potencialidades de pesquisas com crianças para o ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação na Infância tem maior êxito quando a criança é protagonista da ação educativa. Um estudo Qualitativo, Interpretativista, Estado da Arte dos estudos sobre infância, tendo como descritores culturas Infantis e culturas de Pares, com buscas na plataforma Periódicos CAPES. A partir da leitura dos resumos foram selecionados trinta e sete artigos e por meio da Análise de Conteúdo, organizados cinco categorias de análise. Como resultados destaca-se a necessidade do(a) professor(a) ser pesquisador(a) das suas práticas pedagógicas e das situações que experiencia na escola, de saber ouvir a crianças no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Luis Fleck Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT – Brasil.

Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT – Brasil, Doutor em História pela UNISINOS, Professor dos Cursos de Pedagogia e Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT, Câmpus de Juara, Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História –ProfHistória da UNEMAT, Câmpus de Cáceres e do Programa de Pós-Graduação.

Referências

ABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças e infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. Sociologia da infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 17-36.

ABRÃO, R. K.; BEIERSDORF, D. S.; ABRANTES, D. R. A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo. Zero-a-seis, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 79-90, 2015.

ANDRÉ, M. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de casos. In: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. A pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ARENHART, D. Geração e classe social na análise de culturas infantis: marcas de alteridade e desigualdade. Zero-a-seis, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 193-209, 2015.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

AZEVEDO, N. C. S.; SOUZA, T. P. “Brincar é coisa séria!” - As contribuições Da Sociologia da Infância para a Compreensão da Brincadeira na Educação Infantil. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 31–39, 2017.

AZEVEDO, N. C. S.; LIMA, J. M. de. Culturas Lúdicas Infantis na Escola: entre a proibição e a criação. Colloquium humanarum, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 21-31, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BOLGENHAGEN, S. K.; FERREIRA, M. Os usos sociais dos livros no dia a dia do Jardim de Infância. Zero-a-seis, [S. l.], v. 18, n. 33, 2016.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CECHIN, M. B. C.; SILVA, T. Princesas em discurso: as bonecas personagens da Disney na visão das crianças. Reflexão e ação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 250-268, 2015.

CINTRA. R. C. G. G. Educação Infantil: a criança como sujeito de direito, – vamos dialogar sobre isso? In: CARVALHO, J. N. M. et al. (org.) A sociologia da infância [recurso eletrônico]: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância (s). Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022.

CONSTANTINO, N. S. Pesquisa histórica e análise de conteúdo – Pertinências e possibilidades. Revista Estudos Ibero-Americanos – PUCRS, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 183-194, 2002.

CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, maio/ago. p. 443-464, 2005.

CORSARO, W. A Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FURLAN, S. A.; WATANABE, D.; ALVES, N. F.; LIMA, J. M. A valorização das culturas infantis através das brincadeiras imaginativas. Colloquium Humanarum, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 11–15, 2017. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1838. Acesso em: 21 jan. 2024.

FURLAN, S. A.; LIMA, J. M.; LIMA, M. C. Culturas infantis: a reiteração e as concepções de tempo na Educação Infantil. Zero-a-seis, [S. l.], v. 21, n. 39, 2019, p. 81-98, 2019.

FRANCISCO, D. J.; SILVA, A. P. L. Criança e apropriação tecnológica: um estudo de caso mediado pelo uso de computador e do tablet. HOLOS, [S. l.], v. 31, n. 6, p. 277-296, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRAMER, S. Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 116, p. 41-59, jun. 2002.

KISHIMOTO, T. M. A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. São Paulo, 2001.

HADDAD, L. MAYNART, R. C. A compreensão de relações familiares pelas crianças em situação de brincadeira em contexto de educação infantil. Zero-a-seis, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 69–81, 2017.

IGLESIAS, T. G.; SILVEIRA, C. Ensino de ciências e educação infantil: um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura da infância. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 572-593, set./dez. 2019.

LÈVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIRA, P. P. B.; PEDROSA, M. I. Processos de significação sobre família em brincadeiras de crianças em acolhimento institucional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 32, n. 3, 2016.

MACHADO, D. P. (org.). Educação em Tempos de COVID – 19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.

MAIA, M. M. M.; AHLERT, M. “Onde fica a casa do meu amigo”. Anuário antropológico, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 87-109, 2018.

MARQUES, A. C. T. L. MARANDINO, M. Alfabetização científica e criança: análise de potencialidades de uma brinquedoteca. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 21, 2019.

MIZUSAKI, R. A. C.; GOMES, C. F. Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si. Educa (Porto Velho), [S. l.], v. 6, n. 14, p. 192-205, 2019.

MOTTA, F.; DE PAULA, C. Questões raciais para crianças: resistência e denúncia do não dito. Educação e realidade, [S. l.], v. 44, n. 2, 2019.

NEVES, V. F. A.; MUNFORD, D.; COUTINHO, F. Â.; SOUTO, K. C. N. Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Educação e realidade, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 345-369, 2017.

NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T. “Estratégias, negociações e disputas em uma situação de brincadeira na educação infantil. Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017.

NOVAKOWSKI, L.; COSTA, M. V.; MARCELLO, F. A. Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças. Zero-a-seis, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 235-248, 2016.

OROFINO, M. I. O ponto de vista da criança no debate sobre comunicação e consumo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Ninez y Juventud, [S. l.], v. 13, n. 1, 2015.

PIMENTA, S G. Professor Pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, v. 5, n. 1, p. 09-22, Itajaí, SC, jan./abr. 2005.

QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, 2010.

QVORTRUP, J. Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 199-211, jan./abr. 2011.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro / São Paulo: Record; Atalaya. Mestres da Literatura Contemporânea, 1995.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

ROSEMBERG, F.; FREITAS, R. Participação de crianças brasileiras na força de trabalho e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, p. 95-125, 2002.

ROSEMBERG, F. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. In: FREITAS, M. C. (org.). Diversidade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006.

ROSEMBERG, F.; ANDRADE, M. Infância na mídia brasileira e ideologia. In: JACÓ-VILELA, A. M.; SATO, L. (org.). Diálogos em Psicologia Social. Porto Alegre: Evangraf, 2007.

ROSEMBERG, F.; MARIANO, C. L. S. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 40, n. 141, p. 693-728, dez. 2010.

SAMPAIO, I. S. V.; CAVALCANTE, A. P. P.; MÁXIMO, T. M. Curadoria de pares no compartilhamento online de fotos por crianças. Revista Cocar, [S. l.], p. 109-130, 2019.

SANTIAGO, F. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 129-153, 2015.

SANTOS, P. S.; SILVA, A. A cidade dos adultos ocupada pelas crianças: a ressignificação infantil dos espaços urbanos a partir de Catingueira – Paraíba. Política & Trabalho, [S. l.], 2015.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.

SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (org.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 25-49.

SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39.

SEIXAS, R.; ROBERTO, C. Sapato 36. 1977. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raul-seixas/79238/. Acesso em: 21 jan. 2024.

SILVA, M. F. S.; ANDRADE, A. P.; TORRES, M. F. P.; AMORIM, G. C. C. As brincadeiras das crianças de ontem e de hoje no contexto sociocultural. HOLOS, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 62-74, 2017.

SILVA, P.; SILVA, T.; FINCO, D. Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil: contribuições para um estado da arte. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 58, e205815, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/18094449202000580015. Acesso em: 21 jan. 2024.

SILVEIRA BARBOSA, M. C.; GOBBATO, C.; BOITO, C. As brincadeiras e as interações nos livros didáticos para educação infantil. Acta Scientiarum. Education, [S. l.], v. 40, n. 2, p. e31474, 16 abr. 2018.

SOARES, M. B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n. 25, jan./fev./mar./abr. 2004.

SOUSA, E. As crianças e as linhas de transmissão em São Luís: perspectivas metodológicas de uma pesquisa sobre representações infantis. Mediações, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 307-335, 2019.

SOUZA, A. P. V.; OLIVEIRA, F. P.; ALVES, A. N. S. Discurso de crianças em situação de vulnerabilidade social entre escola, lixão e trabalho infantil. Nova Revista Amazônica, [S. l.], v. 6, n. 3, 2018.

SOUZA, J. S.; SANTOS, C. F.; SANTOS, I. A. Culturas Infantis, Cultura Digital e Consumo: Perspectivas atuais. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 170–193, 2024.

VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (org.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

VASCONCELOS, M. F. F.; MELO, M. R.; OLIVEIRA, R. T. M. Imagens, narrativas, culturas infantis em “Abril despedaçado”: tateando um modo de olhar. Revista Tempos e Espaços em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 67-76, 2017.

VEIGA, R.; FERREIRA, M. Entre as práticas pedagógicas e as culturas infantis: contributo para a compreensão da participação das crianças num jardim de infância. Cadernos de Estudos Sociais, [S. l.], n. 32, v. 2, jul./dez. 2017.

WATANABE, D.; MOREIRA, T. A.; LIMA, J. M.; LIMA, M. R. C. A Interatividade como fomentadora da ludicidade: em busca de caminhos e sentidos na Educação Infantil. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, SP, v. 13, n. 3, p.18-27, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

FALCÃO, J. L. F. OUVIR A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E ENSINO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024095, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18411. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18411. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos