OUVIR A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E ENSINO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18411

Palavras-chave:

Educação e infância, Pesquisar criança, Culturas infantis, Cultura de pares

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre ouvir a criança nas ações de ensino e pesquisa sobre infância, caracterizar os conceitos de culturas infantis e cultura de pares na produção acadêmica publicada entre os anos de 2015 e 2020 e compreender as potencialidades de pesquisas com crianças para o ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação na Infância tem maior êxito quando a criança é protagonista da ação educativa. Um estudo Qualitativo, Interpretativista, Estado da Arte dos estudos sobre infância, tendo como descritores culturas Infantis e culturas de Pares, com buscas na plataforma Periódicos CAPES. A partir da leitura dos resumos foram selecionados trinta e sete artigos e por meio da Análise de Conteúdo, organizados cinco categorias de análise. Como resultados destaca-se a necessidade do(a) professor(a) ser pesquisador(a) das suas práticas pedagógicas e das situações que experiencia na escola, de saber ouvir a crianças no cotidiano da sala de aula.

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Biografia do Autor

Jairo Luis Fleck Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT – Brasil.

Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT – Brasil, Doutor em História pela UNISINOS, Professor dos Cursos de Pedagogia e Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT, Câmpus de Juara, Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História –ProfHistória da UNEMAT, Câmpus de Cáceres e do Programa de Pós-Graduação.

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

FALCÃO, J. L. F. OUVIR A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E ENSINO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024095, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18411. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18411. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos