A educação étnico-racial na educação infantil
Reflexões sobre a prática de professores
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15859Palavras-chave:
Educação infantil, Práticas pedagógicas, Relações étnico-raciaisResumo
Este artigo se propõe a discutir aspectos significativos para a formação de profissionais da pedagogia, que atuarão na Educação Infantil, no que concerne à questão da Educação das Relações Étnico-Raciais. Na perspectiva de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e análise documental, discorremos sobre a possibilidade de um importante começo para a construção da escola como espaço de valorização, acolhimento e celebração da diferença. Inferimos que isso é papel de professores da Educação Infantil, bem mais do que atentar para a discussão das relações étnico-raciais. Estes profissionais podem possibilitar a descoberta do pertencimento étnico-racial de uma maneira positiva e podem auxiliar a todas as crianças a se relacionarem bem com a diferença. Contudo, não podemos presumir que a escola sozinha resolverá as desigualdades raciais. Almejamos que na formação de professores a diferença possa ser assumida como algo valoroso e positivo, e que seja incorporada como um importante mote das práticas pedagógicas.
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