Relações étnico-raciais e saberes docentes na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio De Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10006

Palavras-chave:

Infância, Relações étnico-raciais, Creche universitária, Educação infantil.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as estratégias adotadas na prática docente em Educação Infantil, considerando a construção de um princípio pautado no diálogo, que priorize a pesquisa com criança. Os conceitos de saberes docentes e diversidade são eixos temáticos que se articulam com a Sociologia da Infância que se apresentam como uma linha orientadora do projeto pedagógico de uma creche universitária de Educação Infantil localizada no Rio de Janeiro. Nesse sentido, os estudos iniciaram com as seguintes questões: quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças que envolvem as temáticas: diversidade e relações étnico-raciais na Educação Infantil? Tais práticas procuram estabelecer o diálogo com a Educação das relações étnico-raciais? Para orientação metodológica deste estudo, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise documental como sendo a estratégia privilegiada de coleta dedados. A pesquisa aponta para a valorização das relações étnico-raciais e uma demanda por encontros de formação continuada que potencializem os grupos de estudos e trocas de experiências.

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Biografia do Autor

Edmilson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2008). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais em função de docência na Escola de Educação Infantil da UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil e educação de jovens e adultos (EJA), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em educação, relações étnico-raciais, ensino de ciências, formação inicial e continuada de professores.

Jose Jairo Vieira, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Criador e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da UFRJ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9825416585269352). Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),nos encontros de Salvador (2011), Portugal (2015). Possui duas graduações: uma em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001). Principais áreas de atuação e de orientação de IC, de mestrado e doutorado, Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior; Movimentos Socais, Sociologia do Esporte; Corpo, Educação e Sociedade; Desigualdade e discriminação de gênero e raça, Esporte, Sociedade e Educação; Corpo, Gênero e Educação; Racismo e esporte; Estudos Econômicos, Educacionais, Sociais, Históricos e Estatísticos da Relações Raciais, temas em EaD.

Andrea Lopes da Costa Vieira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

É Professora Associada I no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto de Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, acesso e permanência no ensino superior, políticas sociais, desigualdades sociais, relações raciais e relações de gênero. Desenvolve ainda trabalhos na área de memória social, em especial, na inter-relação entre memória, identidade e espaço. Coordena o GT de Relações Raciais e Étnicas: Desigualdades e Políticas Públicas na Sociedade Brasileira de Sociologia (2016-2017)

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

FERREIRA, E. dos S.; VIEIRA, J. J.; VIEIRA, A. L. da C. Relações étnico-raciais e saberes docentes na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 236–252, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10006. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos