O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem da docência na Educação Infantil
Palavras-chave:
educação infantil, prática docente, portfólios reflexivos, experiências formativas, pandemiaResumo
Com base na epistemologia da prática profissional e na sociologia do sujeito, analisamos a aprendizagem da docência na Educação Infantil por estudantes de Pedagogia em uma universidade pública cearense. Buscamos respostas à pergunta: Como o Estágio Supervisionado em Educação Infantil tem favorecido aos estudantes a aprendizagem e identificação com a docência nesta fase da educação? De 40 Portfólios Reflexivos construídos durante o Estágio, cinco foram analisados considerando a extensão de seus relatos e a incidência de reflexão sobre o magistério na Educação Infantil. Dialogamos com as narrativas dos Portfólios, vinculando a análise às histórias de vida dos autores e suas experiências externas à universidade. A análise evidenciou que: os contextos de vida pessoal influenciam os valores, saberes e fazeres que constituirão o perfil profissional dos educandos; o uso dos Portfólios constituiu uma profícua ferramenta de aprendizagem ao oportunizar aos estudantes selecionar e discutir aspectos relevantes para sua atuação profissional.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1911001
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