O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem da docência na Educação Infantil

Autores

  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Laboratório de Estudos da Escrita (PPGE), Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1437-791X
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Estudos Especializados, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2532-010X

Palavras-chave:

educação infantil, prática docente, portfólios reflexivos, experiências formativas, pandemia

Resumo

Com base na epistemologia da prática profissional e na sociologia do sujeito, analisamos a aprendizagem da docência na Educação Infantil por estudantes de Pedagogia em uma universidade pública cearense. Buscamos respostas à pergunta: Como o Estágio Supervisionado em Educação Infantil tem favorecido aos estudantes a aprendizagem e identificação com a docência nesta fase da educação? De 40 Portfólios Reflexivos construídos durante o Estágio, cinco foram analisados considerando a extensão de seus relatos e a incidência de reflexão sobre o magistério na Educação Infantil. Dialogamos com as narrativas dos Portfólios, vinculando a análise às histórias de vida dos autores e suas experiências externas à universidade. A análise evidenciou que: os contextos de vida pessoal influenciam os valores, saberes e fazeres que constituirão o perfil profissional dos educandos; o uso dos Portfólios constituiu uma profícua ferramenta de aprendizagem ao oportunizar aos estudantes selecionar e discutir aspectos relevantes para sua atuação profissional.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1911001

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Biografia do Autor

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Laboratório de Estudos da Escrita (PPGE), Fortaleza, CE, Brasil

Professor Associado IV, Universidade Federal do Ceará, Campus Benfica, Departamento de fundamentos da Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – Ceará – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1437-791X E-mail: mhdieb@gmail.com

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Estudos Especializados, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, CE, Brasil

Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Estudos Especializados, Programa de Pós-graduação em
Educação, Fortaleza, CE, Brasil
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Educação, Santarém, PA, Brasil

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Publicado

11/08/2025

Como Citar

DIEB, M.; CRUZ, R. C. de A. O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem da docência na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19110, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19110. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas