FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PERSPECTIVAS E DIMENSÕES ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18609

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, formação docente, educação brasileira

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo examinar a formação docente para atuar na Educação Escolar Quilombola (EEQ). Para tanto, fez-se uma revisão sistemática da literatura em trabalhos indexados na Scielo, Scopus e Web of Science, nos últimos dez anos. Utilizou-se os descritores “educação” e “quilombola” e “quilombola” and “education”, totalizando 269 na busca geral. Após a seleção dos critérios, restaram 16 artigos como amostragem. Analisando os trabalhos, pode-se concluir que a formação docente na EEQ não foi uma temática de pesquisa comum ou primária nos estudos, mas sim um tema transversal a algum trabalho que abordou outras questões; e que há desafios, ausências, barreiras e incertezas no que toca à sua concepção e efetivação. Sendo necessário, portanto, diante da importância da EEQ e da mudança paradigmática da ciência da educação no cenário hodierno, um melhor aprofundamento da temática pelos estudiosos e a adequação da formação do professor quilombola às Diretrizes Curriculares vigentes.

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Biografia do Autor

Pedro Léo Alves Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Serra Talhada – PE – Brasil.

Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) na UFPRE, atualmente em Doutorado sanduíche na Universidad de Cádiz (Espanha), Docente efetivo da UFRPE/UAST.

Luciano Pires de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife – PE – Brasil.

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela UFRPE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) na UFPRE. Docente efetivo da Universidade Federal do Agreste de  Pernambuco (UFAPE).

Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife – PE – Brasil.

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela UFRPE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) na UFPRE. Docente efetiva da UFRPE.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

COSTA, P. L. A.; ANDRADE, L. P. de; ANDRADE, H. M. L. da S. FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PERSPECTIVAS E DIMENSÕES ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024117, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18609. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18609. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

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