FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PERSPECTIVAS E DIMENSÕES ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18609Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, formação docente, educação brasileiraResumo
O presente trabalho tem por objetivo examinar a formação docente para atuar na Educação Escolar Quilombola (EEQ). Para tanto, fez-se uma revisão sistemática da literatura em trabalhos indexados na Scielo, Scopus e Web of Science, nos últimos dez anos. Utilizou-se os descritores “educação” e “quilombola” e “quilombola” and “education”, totalizando 269 na busca geral. Após a seleção dos critérios, restaram 16 artigos como amostragem. Analisando os trabalhos, pode-se concluir que a formação docente na EEQ não foi uma temática de pesquisa comum ou primária nos estudos, mas sim um tema transversal a algum trabalho que abordou outras questões; e que há desafios, ausências, barreiras e incertezas no que toca à sua concepção e efetivação. Sendo necessário, portanto, diante da importância da EEQ e da mudança paradigmática da ciência da educação no cenário hodierno, um melhor aprofundamento da temática pelos estudiosos e a adequação da formação do professor quilombola às Diretrizes Curriculares vigentes.
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