(Im) possibilidades da formação subjetiva

Reflexões educativas em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.15895

Palavras-chave:

Educação, Formação subjetiva, Pandemia, Ensino

Resumo

O presente artigo investiga a problemática da condição emergencial da educação em tempos pandêmicos, sobretudo no que tange ao significado das (im)possibilidades da formação subjetiva. Nesse ínterim, delineamos alguns elementos das implicações educativas do cenário da pandemia do novo coronavírus. Delineia-se um diagnóstico das transformações sociais e educacionais no contexto atual e discute-se de que maneira isso sinaliza algo sobre os processos da formação subjetiva. A pesquisa se apresenta bibliográfica, com aspectos de revisão integrativa. Assim, trazemos autores que já vínhamos estudando juntamente com novos comentadores, que trazem elementos de contextualização para formar panorama do cenário educativo atual. Desse modo, entendemos que o recrudescimento da situação educativa é sinal do avanço de um quadro mais grave globalmente estabelecido. Uma condição social e civilizatória, grandemente agravada, pelo modelo social, ético e econômico-político, que permeia todas as dimensões no mundo contemporâneo e, consequentemente, tem fortes impactos sobre as possibilidades de formação subjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma – SC – Brasil

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGGE). Doutorado em Educação (PUCRS).

Guilherme Orestes Canarim, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma – SC – Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGGE).

Silvana Mazzuquello Teixeira, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Criciúma – SC – Brasil

Graduando em filosofia-licenciatura. Bolsista CNPq.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria estética. Tradução: Artur Mourão. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação In: ADORNO, T. W. Textos escolhidos. São Paulo: Editora abril, 1996.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

ANGELI-SILVA, L. et al. O desafio brasileiro de enfrentar a pandemia da Covid-19 em meio à crise política. In: HENRION, C. T.; HENRÍQUEZ, D. I.; SCHOR-LANDMAN, C. (org.). América Latina sociedad, política y salud en tiempos de pandemias. Buenos Aires: Clacso, 2021. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/gsdl/collect/clacso/index/assoc/D16053.dir/America-Latina-Sociedad-politica-y-salud.pdf#page=225. Acesso em: 10 abr. 2022.

BABROSA, O. L.; CUNHA, P. G. M. Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Pet Economia, Vitória, v. 1, n. 1, p. 33-36, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/peteconomia/article/view/31745. Acesso em: 10 abr. 2022

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

LOCKMANN, K. A proliferação das políticas de assistência social na educação escolarizada: Estratégias da governamentalidade neoliberal. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/79669/000902935.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 out. 2021.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

SANTOS, H. A. Vivenciando uma experiência educativa estética e expressiva com o papel artesanal nas aulas de artes visuais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciaturo em Artes Visuais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/339. Acesso em: 21 fev. 2021.

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200063, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/L6j64vKkynZH9Gc4PtNWQng/. Acesso em: 17 set. 2021.

SILVA, A. S.; AZEREDO, J. L.; DE BITTENCOURT, R. L. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 21, n. 2, p. 275-287, 2016. Disponível em: https://philpapers.org/rec/DASOPE-3. Acesso em: 22 abr. 2020.

SILVA, A. S.; BERNARDO, A. C. A inserção da literatura afrobrasileira e as suas contribuições perante a construção da identidade da criança na educação infantil. Revista Saberes Pedagógicos, v. 4, n. 1, p. 23-38, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/5734. Acesso em: 21 mar. 2021.

SILVA, A. S.; MWEWA, C. M.; CABRAL, G. S. Narratividade, memória e experiência: Anotações em contos afro-brasileiros. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 2, p. 398-406, 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2159. Acesso em: 05 jan. 2020.

SILVA, A. S.; OLIVEIRA, M. R. F. Teoria Crítica e Educação em tempos de exceção. Revista Espaço Acadêmico, v. 21, n. 229, p. 03-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58745. Acesso em: 12 out. 2021.

SILVA, F. R. Uma abordagem do pensar em Adorno: Para a autonomia intelectual no ensino da filosofia no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/56687/1/2020_dis_frsilva.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

SOUSA SANTOS, B. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.

UNESCO. Marco de ação de Belém. Brasília, DF: Unesco, 2010.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: Soluções emergenciais pelo mundo. Santa Catarina: Observatório do Ensino Médico em Santa Catarina, 2020.

ŽIŽEK, S. Acontecimento: Uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

SILVA, A. S. da; CANARIM, G. O.; TEIXEIRA, S. M. (Im) possibilidades da formação subjetiva: Reflexões educativas em tempos pandêmicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1375–1388, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.15895. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15895. Acesso em: 8 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.