(Im) possibilidades da formação subjetiva

Reflexões educativas em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.15895

Palavras-chave:

Educação, Formação subjetiva, Pandemia, Ensino

Resumo

O presente artigo investiga a problemática da condição emergencial da educação em tempos pandêmicos, sobretudo no que tange ao significado das (im)possibilidades da formação subjetiva. Nesse ínterim, delineamos alguns elementos das implicações educativas do cenário da pandemia do novo coronavírus. Delineia-se um diagnóstico das transformações sociais e educacionais no contexto atual e discute-se de que maneira isso sinaliza algo sobre os processos da formação subjetiva. A pesquisa se apresenta bibliográfica, com aspectos de revisão integrativa. Assim, trazemos autores que já vínhamos estudando juntamente com novos comentadores, que trazem elementos de contextualização para formar panorama do cenário educativo atual. Desse modo, entendemos que o recrudescimento da situação educativa é sinal do avanço de um quadro mais grave globalmente estabelecido. Uma condição social e civilizatória, grandemente agravada, pelo modelo social, ético e econômico-político, que permeia todas as dimensões no mundo contemporâneo e, consequentemente, tem fortes impactos sobre as possibilidades de formação subjetiva.

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Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma – SC – Brasil

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGGE). Doutorado em Educação (PUCRS).

Guilherme Orestes Canarim, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma – SC – Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGGE).

Silvana Mazzuquello Teixeira, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Criciúma – SC – Brasil

Graduando em filosofia-licenciatura. Bolsista CNPq.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

SILVA, A. S. da; CANARIM, G. O.; TEIXEIRA, S. M. (Im) possibilidades da formação subjetiva: Reflexões educativas em tempos pandêmicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1375–1388, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.15895. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15895. Acesso em: 3 dez. 2024.

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