Tecnologias assistivas para a comunicação e a participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16062Palavras-chave:
Tecnologias assistivas, Deficiência múltipla, Comunicação, Participação, Síndrome Congênita do Zika Vírus, Educação infantilResumo
Este artigo apresenta resultados sobre o uso de tecnologia assistiva para a comunicação e a participação de crianças com deficiência múltipla não oralizadas em decorrência da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). A pesquisa abordou as concepções de profissionais da educação que atuaram com essas crianças nos anos de 2019 e 2020. Os dados foram coletados durante um Programa de Formação Continuada por meio de registros em plataforma online e portfólios formativos. Para fundar as análises, os referenciais da teoria bioecológica e sistêmica do desenvolvimento humano de Uri Bronfenbrenner foram empregados. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, que usar recursos de tecnologia assistiva favorecem a promoção da comunicação e, consequentemente, da participação, e, também, a escolarização dessas crianças, desde que se ofereça o apoio necessário, seja em casa ou na escola.
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