O trabalho das professoras em tempos de pandemia Covid-19

Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16982

Palavras-chave:

Pandemia, Docência, Professoras, Ensino a distância, Cuidar, Igualdade de género

Resumo

Ao longo da História foram vividas várias pandemias. Contudo, a atual doença covid-19 apanhou desprevenidas as sociedades e as pessoas individualmente, levando ao isolamento social e à experimentação de novas situações laborais, como no ensino a distância. Sendo a docência uma profissão feminizada, em Portugal, neste artigo procuramos discutir as consequências para as docentes da dupla jornada em casa, acumulando o trabalho laboral e o cuidar da família, o que se insere numa lógica geral do neoliberalismo. No entanto, verificámos que apesar de algumas mudanças na legislação e no quotidiano sobre a igualdade de género, coube essencialmente às mulheres o cuidar dos filhos e das filhas mais pequenas ou dos progenitores mais velhos e velhas. Logo, na prática diária, há um percurso ainda a fazer na profissão docente que conduza efetivamente à igualdade de género e de inclusão para a cidadania de todas as pessoas.

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Biografia do Autor

Virgínia Baptista, Universidade nova de Lisboa (UNL), Lisboa – Portugal

Investigadora Integrada (IHC-FCSH). Doutorado em História Moderna e Contemporânea (FCSH).

Paulo Marques Alves, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Lisboa – Portugal

Professor Auxiliar. Investigador Integrado (DINAMIA’CET_ISCTE). Doutorado em Sociologia (ISCTE).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

BAPTISTA, V.; ALVES, P. M. O trabalho das professoras em tempos de pandemia Covid-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1071–1093, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16982. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16982. Acesso em: 23 nov. 2024.