Do ensino presencial ao ensino virtual

Reflexões sobre a subjetividade na formação de professores da educação física em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16984

Palavras-chave:

Educação física, Formação, Metodologias, Ambientes virtuais, Pandemia

Resumo

O presente estudo aborda o tema do ensino na formação de professores de Educação Física em tempos de pandemia, de Covid-19, na Espanha. Para isso, nos encarregaremos de refletir sobre as estratégias metodológicas alternativas às aulas de prática físico-esportiva, na transição do ensino presencial para o ensino não presencial ou semipresencial. Serão três questões fundamentais na fundação: a) Conhecimento prático na formação de professores de Educação Física; b) Ambientes virtuais e tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de Educação Física; c) Educação Física Escolar em tempos de Covid-19. Por fim, fizemos uma reflexão sobre a subjetividade da atividade docente em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Braz, Universitat de Barcelona (UB), Barcelona – Cataluña – España

Professor do Departamento de Didática Aplicada. Doutorado em Atividade Física (UB).

Sergio Moneo, Universitat de Barcelona (UB), Barcelona – Cataluña – España

Professor Associado do Departamento de Didática Aplicada. Doutorado em Atividade Física (UB).

Teresa Lleixà, Universitat de Barcelona (UB), Barcelona – Cataluña – España

Professor do Departamento de Didática Aplicada. Doutorado em Atividade Física (UB).

Referências

ALCALÁ, D. H.; GARIJO, A. H.; PÉREZ-PUEYO, A. Physical Education in the COVID-19 context. A tale from teachers of different educational stages. Retos, Barcelona, v. 41, p. 764–774, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349529429_Physical_Education_in_the_COVID-19_A_tale_from_teachers_of_different_educational_stages. Acesso em: 15 maio 2021.

ÁLVAREZ, M. J. Mesa 4 - EF en distanciamiento físico. OPOS PILLS, 2020. 1 vídeo. (192 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iHrvXGD9NO0. Acesso em: 14 fev. 2021.

ARTHUR, J.; BOHLIN, K. (org.). Citizenship and higher education: The role of universities in communities and society. London and New York: Routledge, 2005.

BAENA-MORALES, S.; LÓPEZ-MORALES, J.; GARCÍA-TAIBO, O. Teaching intervention in physical education during quarantine for COVID-19. Retos, v. 39, n. 39, p. 388–395, 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/80089. Acesso em: 10 mar. 2021

BATALLA, A. El deporte escolar y educativo tras el coronavirus. In: PÉREZ TRIVIÑO, J. L. (org.). El deporte tras el coronavirus. España: Publicación Independiente, 2020.

BILLING, S. H.; WATERMAN, A. S. Studying service-learning: Innovations in education research methodology. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

BROWN, D. An economy of gendered practices? Learning to teach physical education from the perspective of Pierre Bourdieu’s embodied sociology. Sport, Education and Society, v. 10, n. 1, p. 3–23, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/135733205298785. Acesso em: 06 dez. 2020.

BURGUEÑO, R. et al. Eucación Física de calidad en casa para niños: Una propuesta de aplicación curricular en Educación Primaria. Journal of Sport and Health Research, v. 12, n. 2, p. 270-287, 2020. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/jshr/article/view/80564. Acesso em: 11 ago. 2021.

CALVO, J. Els mestres d’educació física en formació i l’ús de les TIC a l’escola: Actituds, aptitud percebuda i formació inicial. 2013. Tesis (Doctoral en Activitat Física, Educació Física y Esport ) – Universidad de Barcelona, Barcelona, 2013. Disponível em: http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/46704. Acesso em: 16 nov. 2020.

CAPLLONCH BUJOSA, M. Las tecnologías de la información y la comunicación en la educación física de primaria: Estudio sobre sus posibilidades educativas. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2005.

CIDH. ¿Cómo promover el acceso universal a internet durante la pandemia de COVID-19? Washington, DC: OEA; CIDH, 2021. Disponível em: https://www.oas.org/es/cidh/sacroi_covid19/documentos/03_guias_practicas_internet_esp.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.

COLEF, C. et al. Recomendaciones docentes para una Educación Física escolar segura y responsable ante la “Nueva normalidad”: Minimización de riesgos de contagio de la COVID-19 en las clases de EF para el curso 2020-2021. Revista Española de Educación Física y Deportes, n. 429, p. 81–93, 2020a. Disponível em: https://buleria.unileon.es/handle/10612/14883. Acesso em: 12 maio 2021.

COLEF, C. Recursos docentes en Educación Física en Covid. Consejo-Colehf, 2020b. Disponível em: https://www.consejo-colef.es/recursosef-covid19-primaria. Acesso em: 22 ago. 2021.

CONTRERAS, O. R. (org.). Competencias del profesor de educación física. Barcelona: INDE, 2012.

CUENCA-SOTO, N. et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on the Physical Education Subject: Perceived Limitations and Improvement Proposals. Qualitative Research in Education, v. 10, n. 3, p. 260-290, 2021. Disponível em: https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/qre/article/view/8376. Acesso em: 19 nov. 2021.

DEVÍS-DEVÍS, J. Els discursos sobre les funcions de l’educació física escolar: Continuïtats, discontinuïtats i reptes. València: Universitat de València, 2018.

DÍAZ BARAHONA, J.; MOLINA-GARCÍA, J.; MONFORT-PAÑEGO, M. El conocimiento y la intencionalidad didáctica en el uso de TIC del profesorado de educación física. Retos, Barcelona, n. 38, p. 497–504, 2020. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74370. Acesso em: 06 ago. 2020.

EGERTON, M. Higher education and civic engagement. British Journal of Sociology, London, v. 53, n. 4, p. 603–620, 2002. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1080/0007131022000021506. Acesso em: 10 jul. 2021.

FERNÁNDEZ-ESPÍNOLA, C. et al. Formación del profesorado de Educación Física en TIC: Modelo TPACK. Escuela Abierta, Bormujos, v. 21, n. 1, p. 65–75, 2018. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/182362. Acesso em: 05 jul. 2021.

FULLAN, M. Stratosphere. Integrating Technology, Pedagogy and Change Knowledge. Toronto: Ontario Pearson, 2013.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. Teacher Development and Educational Change. New York: Falmer Press, 1992.

GARAY, C. C. Las cinco pandemias más letales de la historia de la humanidad. National Geographic, Madrid, 2020. Disponível em: https://www.nationalgeographic.es/historia/2020/11/cinco-pandemias-mas-letales-de-historia-de-humanidad. Acesso em: 25 out. 2021.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. El sistema universitario ante la COVID-19: Corto, medio y largo plazo. Universídadsi, 2020. Disponível em: https://www.universidadsi.es/sistema-universitario-covid-19/. Acesso em: 14 jan. 2021.

GONZÁLEZ ARÉVALO, C. et al. Physical Education and ICT: An unstoppable combination in Physical Education and new Technologies. In: NOVAK, D.; ANTALA, B.; KNJAZ, D. (org.). Physical Education and new Technologies. Zagreb: Croatian Kinesiology Association, 2016.

GONZÁLEZ ARÉVALO, C. Mesa 4 - EF en distanciamiento físico. OPOS PILLS, 2020. 1 vídeo. (192 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iHrvXGD9NO0. Acesso em: 14 fev. 2021.

GONZÁLEZ REY, F. L. La cuestión de la subjetividad en un marco historico - cultural. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 229–246, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/dKtbBpgcrdXvBDbqcHvGfFf/?lang=es. Acesso em: 15 out. 2020.

GONZÁLEZ REY, F. L. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 2, n. 13, p. 9–15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32815. Acesso em: 21 out. 2021.

GONZÁLEZ REY, F. Subjetividad social, sujeto y representaciones sociales. Diversitas, Bogotá, v. 4, n. 2, p. 225–243, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-99982008000200002. Acesso em: 25 maio 2021.

GONZÁLEZ REY, F.; PATIÑO TORRES, J. F. La Epistemología Cualitativa y el estudio de la subjetividad en una perspectiva cultural-histórica. Conversación con Fernando González Rey. Revista de Estudios Sociales, Bogotá, n. 60, p. 120–127, 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/revestudsoc/736. Acesso em: 10 fev. 2021.

GONZÁLEZ, J.; WAGENAAR, R. Tuning Educational Estructures in Europe. Biskaia: Unideusto, 2003. Disponível em: http://www.unideusto.org/tuningeu/images/stories/documents/General_Brochure_Spanish_version.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021.

GONZÁLEZ-CALVO, G. et al. Learning to be a teacher without being in the classroom: COVID-19 as a threat to the professional development of future teachers. International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, Barcelona, v. 9, n. 2, p. 152–177, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7518369. Acesso em: 19 ago. 2021.

GONZÁLEZ-CALVO, G. et al. The (virtual) teaching of physical education in times of pandemic. European Physical Education Review, Chester, v. 28, n. 1, p. 205–224, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X211031533. Acesso em: 05 jan. 2022.

GRANÉ, M.; CASAS, M. Tecnologías digitales en la docencia universitaria. In: TURULL, M. (org.). Manual de docencia universitaria. Barcelona: Octaedro-IDP/ICE, 2020.

GROS, B.; SILVA, J. La formación del profesorado como docente en los espacios virtuales de aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación, v. 36, n. 1, p. 1-13, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2831. Acesso em: 09 nov. 2021.

HAMMAMI, A. et al. Physical activity and coronavirus disease 2019 (COVID-19): Specific recommendations for home-based physical training. Managing Sport and Leisure, UK, v. 27, n. 1-2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23750472.2020.1757494. Acesso em: 11 ago. 2021.

HERNÁNDEZ ÁLVAREZ, J. La investigación sobre la práctica de la enseñanza en la formación del profesorado. Tándem, Barcelona, n. 15, p. 26–36, 2004. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/21827. Acesso em: 02 out. 2021.

HOEKEMA, D. A.; EHRLICH, T. Civic Responsibility and Higher Education. Academe, Washington, v. 86, n. 5, p. 79-80, 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40251931?origin=crossref. Acesso em: 14 mar. 2021.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? (TPACK). Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/29544/. Acesso em: 11 maio 2021.

LAMPERT, M. Learning Teaching in, from, and for Practice: What Do We Mean? Journal of Teacher Education, California, v. 61, n. 1–2, p. 21–34, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022487109347321. Acesso em: 15 mar. 2020.

LLEIXÀ ARRIBAS, T. et al. Actitudes inclusivas en la formación del profesorado de educación física. Aportaciones desde los Talleres de Acción Directa. Ágora para la Educación Física y el Deporte, Valladolid, v. 19, n. 2–3, p. 277-297, 2018. Disponível em: https://revistas.uva.es/index.php/agora/article/view/946. Acesso em: 17 fev. 2021.

LÓPEZ-FERNÁNDEZ, I. et al. Análisis de propuestas de Educación Física en casa durante la suspensión de clases por la COVID-19 y orientaciones para su diseño en Educación Primaria. Retos, n. 42, p. 872-881, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7986380. Acesso em: 21 out. 2021.

LÓPEZ-ROS, V.; SERRA, J.; VILÀ SUÑÉ, M. El uso de Situaciones Prácticas Reales en la formación inicial del profesorado. Implementación y Perspectiva del alumnado. In: UNIVERSITAT DE GIRONA (org.). V Congrés Internacional UNIVEST’15. Girona: Universitat de Girona, 2015. E-book. Disponível em: https://lectura.unebook.es/viewer/9788484584537/3. Acesso em: 12 out. 2021.

MARCELO, C. Propuesta de estándares de calidad para programas de formación docente a través de estrategias de aprendizaje abierto y a distancia. Oreal: UNESCO, 2007.

MARCELO, C.; ZAPATA ROS, M. Cuestionario para la evaluación: “Evaluación de la calidad para programas completos de formación docente a través de estrategias de aprendizaje abierto y a distancia”. Metodología de uso y descripción de indicadores. RED. Revista de Educación a Distancia, Madrid, n. 7, p. 1–31, 2008. Disponível em: https://revistas.um.es/red/article/view/125191. Acesso em: 16 maio 2020.

MÁRQUEZ, J. J. Inactividad física, ejercicio y pandemia COVID-19. Viref Revista de Educación Física, Antioquia, v. 9, n. 2, p. 43–56, 2020. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/view/342196/20802578. Acesso em: 12 maio 2021.

MARTÍNEZ EGEA, B. Educación física post COVID-19 ¿Evolución o deriva? Sociología del Deporte, Sevilla, v. 1, n. 1, p. 45–48, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7505058. Acesso em: 22 maio 2021.

MARTÍNEZ-HITA, F. J. Propuestas activas en Educación Física durante el confinamiento por el Covid-19. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 266, p. 2–13, 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2178. Acesso em: 18 out. 2020.

MARTINS, A. Origen del coronavirus: por qué es tan difícil determinar cómo surgió un virus. BBC News, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/mundo/noticias-56603876. Acesso em: 29 nov. 2021.

MERCIER, K et al. Physical Education Teachers’ Experiences With Remote Instruction During the Initial Phase of the COVID-19 Pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, Georgia, v. 40, n. 2, p. 337–342, 2021. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/40/2/article-p337.xml. Acesso em: 16 jul. 2021.

NIETO, T. F. et al. El profesorado de Educación Física ante la situación de educación a distancia por Covid-19. Cultura, Ciencia y Deporte, v. 16, n. 49, p. 505–517, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354462685_El_profesorado_de_Educacion_Fisica_ante_la_situacion_de_educacion_a_distancia_por_Covid-19_Physical_Education_teachers_facing_the_situation_of_distance_education_due_to_Covid-19. Acesso em: 06 nov. 2021.

OECD. Education at a glance 2020: Education at a Glance. OECD-Ilibrary, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2020_69096873-en. Acesso em: 15 oct. 2021.

OMS. Cronología de la respuesta de la OMS a la COVID-19‎. WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/es/news/item/29-06-2020-covidtimeline. Acesso em: 29 nov. 2021.

PASCUAL BAÑOS, M. Formación del profesorado, reflexión acción y la ética del trabajo bien hecho. Tándem, n. 15, p. 18-25, 2004. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=858759. Acesso em: 23 dez. 2020.

PIEDRA, J. Redes sociales en tiempos del COVID-19. Sociología del Deporte, Sevilla, v. 1, n. 1, p. 41–43, 2020. Disponível em: https://www.upo.es/revistas/index.php/sociologiadeldeporte/article/view/4998. Acesso em: 16 out. 2021.

PRAT AMBRÓS, Q.; CAMERINO FOGUET, O.; COIDURAS RODRÍGUEZ, J. L. Introducció de les TIC en educació física. Estudi descriptiu sobre la situació actual. Apunts Educació Física i Esports, Barcelona, n. 113, p. 37–44, 2013. Disponível em: https://revista-apunts.com/ca/introduccio-de-les-tic-en-educacio-fisica-estudi-descriptiu-sobre-la-situacio-actual/. Acesso em: 20 out. 2021.

QUINTANA, A. R. F. Las Tic y las estrategias de enseñanza en las clases virtuales en la carrera de licenciatura en educación física y entrenamiento deportivo durante el Covid 2020 – 2021. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 6, SE-Artículos, 2021. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1308. Acesso em: 10 jan. 2022.

RAMÍREZ, V.; HERRERO, J.; JIMÉNEZ, S. Organización metodológica de una unidad didáctica de educación física en tiempos del covid-19. Retos, v. 42, p. 757–766, 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/83766. Acesso em: 12 jun. 2021.

REMÓN, R. I.; MARTÍNEZ, D. A. Reflexiones sobre el papel de la subjetividad en el proceso docente-educativo. MULTIMED, v. 20, n. 2, p. 437–448, 2016. Disponível em: http://www.revmultimed.sld./index.php/mtm/article/view/165/161. Acesso em: 12 fev. 2021.

RODRÍGUEZ-MARTÍNEZ, C.; GUTIÉRREZ, E. J. D. Conocimiento y competencias básicas en la formación inicial de maestras y maestros. Profesorado, v. 18, n. 1, p. 383-396, 2014. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/19158. Acesso em: 10 abr. 2021.

SANMARTÍN, O. R. El Gobierno comienza a repartir con más de medio curso de retraso los 500.000 ordenadores para alumnos vulnerables por el Covid. El Mundo, Madrid, 2021. Disponível em: https://www.elmundo.es/espana/2021/04/07/606daa87fdddffbf218b4662.html. Acesso em: 21 ago. 2021.

SILVA-FILHO, E. et al. Physical education role during coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic Physical education and COVID-19. Motriz. Revista de Educacao Fisica, Rio Claro, v. 26, n. 2, e10200086, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/CQ7hd5sxkV5NSLC3yMZzMsy/abstract/?lang=en. Acesso em: 10 mar. 2021.

SIRNA, K.; TINNING, R.; ROSSI, T. The social tasks of learning to become a physical education teacher: Considering the HPE subject department as a community of practice. Sport, Education and Society, v. 13, n. 3, p. 285–300, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573320802200636. Acesso em: 15 ago. 2020.

SOUZA, E. C.; TORRES, J. F. P. A Teoria da Subjetividade e seus conceitos centrais. Revista Obutchénie, v. 3, n. 1, p. 34–57, 2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/catalogue/f0a88e48-3264-39de-821c-1adb644c58bf/. Acesso em: 16 abr. 2021.

TIMKEN, G. L.; VAN DER MARS, H. The effect of case methods on preservice physical education teachers’ value orientations. Physical Education & Sport Pedagogy, v. 14, n. 2, p. 169-187, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408980701718459. Acesso em: 21 abr. 2021.

TINNING, R. et al. Becoming a physical education teacher: Contemporary and enduring issues. French Forest: Prentice-Hall, 2001.

VANCINI, R. L. et al. Physical exercise and COVID-19 pandemic in PubMed: Two months of dynamics and one year of original scientific production. Sports Medicine and Health Science, v. 3, n. 2, p. 80–92, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266633762100024X Acesso em: 06 set. 2021.

VAREA, V.; GONZÁLEZ-CALVO, G. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of Covid-19. Sport, Education and Society, London, v. 26, n. 8, p. 831–845, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13573322.2020.1791814. Acesso em: 06 ago. 2021.

VILLAVERDE-CARAMÉS, E. et al. Revisión de la literatura sobre las características que definen a un buen docente de Educación Física: consideraciones desde la formación del profesorado. Retos, v. 41, p. 471-479, jul./set. 2021. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/27735. Acesso em: 05 out. 2021.

YÜCEKAYA, M. A.; SAĞIN, A. E.; UĞRAŞ, S. Physical Education and Sports Lesson in Distance Education: Content Analysis of Videos on Youtube. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, n. 15, p. 533–551, 2021. Disponível em: https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/5766. Acesso em: 09 ago. 2021.

ZEICHNER, K. Rethinking the Connections Between Campus Courses and Field Experiences in College- and University-Based Teacher Education. Journal of Teacher Education, California, v. 61, n. 1–2, p. 89–99, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022487109347671. Acesso em: nov. 2021.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

BRAZ, M.; MONEO, S.; LLEIXÀ, T. Do ensino presencial ao ensino virtual: Reflexões sobre a subjetividade na formação de professores da educação física em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1110–1131, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16984. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16984. Acesso em: 29 mar. 2024.