O Padlet na educação online das licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16767

Palavras-chave:

Educação online, Formação de professores, Matemática, Padlet

Resumo

A pandemia da COVID-19 vivenciada desde o início de 2020, forçou a vivermos um distanciamento físico e a suspender as aulas presenciais. Essa situação agravou problemas vivenciados pelas escolas e universidades. Mostrando a fragilidade das instituições não apenas em estrutura que acompanhe avanços do século XXI, mas também na formação de professores. Neste artigo objetivamos discutir as práticas pedagógicas adotadas no período pandêmico e apresentar práticas desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática e no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras, Paraíba. Apresentamos a utilização do aplicativo Padlet como metodologia de ensino em diferentes contextos, incentivando interação e autoria dos alunos. Podemos observar que muitas práticas implementadas para continuidade das aulas trazem uma confusão de conceitos e reprodução das práticas do ensino presencial, tradicionais e conteudistas. Interfaces como o Padlet podem impulsionar a criatividade, a autoria e coautoria e a interação, princípios da Educação online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinângela Cavalcanti da Silva Benedito, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Doutoranda em Educação.

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

Referências

ALVES, L. Educação remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju. v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 abr. 2021.

LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: A era da conexão. Razón y Palabra, n. 41, 2004. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibermob.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LUCENA, S.; SANTOS, E. App-diário na formação de pesquisadores. Educação Unisinos, v. 23, n. 4, p. 658-671, out./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.04. Acesso em: 28 nov. 2021.

MONTEIRO, J. C. S. Padlet: Um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9077. Acesso em: 13 fev. 2022.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/%20article/view/905. Acesso em: 12 out. 2021.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: Para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/02/aprendizagem-em-rede. Acesso em: 09 mar. 2021.

RUSSEL, J. A busca de Padlet, apoiada pela YC, para democratizar a criação de conteúdo da Web atinge 1,5 milhão de 'paredes'. TNW, Amsterdã, 2013. Disponível em: https://thenextweb.com/news/padlet. Acesso em: 12 abr. 2022.

SANTAELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/Z96vv4RWJy4Qb8hghKmtvCL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2021.

SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 25 abr. 2022.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: Notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640749. Acesso em: 12 mar. 2021.

SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 19 fev. 2022.

SILVA, M. Educar na cibercultura: Desafios à formação de professores para docência em cursos online. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, v. 4, n. 3, p. 36, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52991. Acesso em: 19 jan. 2022.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

BENEDITO, R. C. da S.; LUCENA, S. O Padlet na educação online das licenciaturas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1838–1855, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16767. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos