O Padlet na Educação online das licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16767Resumo
A pandemia da COVID-19 vivenciada desde o início de 2020, forçou a vivermos um distanciamento físico e a suspender as aulas presenciais. Essa situação agravou problemas vivenciados pelas escolas e universidades. Mostrando a fragilidade das instituições não apenas em estrutura que acompanhe avanços do século XXI, mas também na formação de professores. Neste artigo objetivamos discutir as práticas pedagógicas adotadas no período pandêmico e apresentar práticas desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática e no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras, Paraíba. Apresentamos a utilização do aplicativo Padlet como metodologia de ensino em diferentes contextos, incentivando interação e autoria dos alunos. Podemos observar que muitas práticas implementadas para continuidade das aulas trazem uma confusão de conceitos e reprodução das práticas do ensino presencial, tradicionais e conteudistas. Interfaces como o Padlet podem impulsionar a criatividade, a autoria e coautoria e a interação, princípios da Educação online.
Downloads
Referências
Alves, Lynn. (2020) Interfaces Científicas. Aracaju. v. 8. n.3. p. 348 - 365. Fluxo Contínuo.
Brasil. (2020) Parecer CNE/CP Nº 5/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC.
Brasil. (2020) Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020 - Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC.
Gomes, M. J. DA S. F. (2004) Educação a distância: um estudo de caso sobre Formação contínua de professores via internet. Universidade do Minho-PT, Braga.
Lemos, A. (2004) Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Razón y Palabra, n. 41,b.
Lévy, Pierre. (1999) Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34.
Lucena, Simone; Santos, Edméa. (2019) App-diário na formação de pesquisadores. Educação Unisinos – v.23, n. 4.
Monteiro, Jean Carlos da Silva. (2020) Padlet: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11.
Nóvoa, António. (2020) A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12.
Pimentel, Mariano; Carvalho, Felipe da Silva Ponte de. “Mesa 5 - Aprendizagem colaborativa a partir dos princípios da educação online”. Vídeo online. Disponível em: <https://youtu.be/kX5dlplTzDs> Acesso em: 10 março 2021.
Pimentel, Mariano. “Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!”. Vídeo online. Disponível em: <https://youtu.be/aFSeLXXJUNg> Acesso em: 10 março 2021.
Pimentel, Mariano; Carvalho, Felipe da Silva Ponte de. (2020) Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/02/aprendizagem-em-rede>. Acesso em: 09 de março de 2021.
RUSSEL, Jon. (2013) A busca de Padlet, apoiada pela YC, para democratizar a criação de conteúdo da Web atinge 1,5 milhão de 'paredes'. TNW, Amsterdã. Disponível em: <https://thenextweb.com/news/padlet> . Acesso em: 12 de abril de 2022.
SANTAELLA, Lucia (2014) Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216.
Santana, C. L. S. e; Borges Sales, K. M. (2020) Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 75–92. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 25 abr. 2022.
Santos, Edméa. (2019) Pesquisa-formação na cibercultura / Edméa Santos. – Teresina: EDUFPI.
Santos, E. O.; Carvalho, F. S. P.; Pimentel, M. (2021) Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 23–42, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640749>. Acesso em: 12 mar.
Santos, Edméa. (2020) EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de, online. ISSN: 2594-9004.
Santos, Edméa; Silva, Marco. (2009) Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120.
Silva, Marco. (2010) Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas , v. 4, p. 36.
Silva, Marco. Palestra: “Desmistificando o ensino remoto nas Universidades”. Vídeo online. Disponível em: <https://youtu.be/Q28CHrfgUkU> Acesso em: 10 março 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosinângela Cavalcanti da Silva Benedito, Simone Lucena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.