Autoestima educando de e para a paz
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16999Palavras-chave:
Autoestima, Habilidades socioemocionais, Programas de intervenção escolar, Educação para a pazResumo
A autoestima é uma construção fundamental no desenvolvimento do ser humano, ao longo da vida, sua transcendência tem influência direta na qualidade de vida, produtividade e saúde mental das pessoas. O objetivo desta pesquisa é divulgar programas de intervenção utilizados para fortalecer a autoestima dos alunos, com resultados verificáveis que podem ser replicados em diversas instituições de ensino. Para isso, é realizada uma revisão sistemática em SciELO, Redalyc, Dialnet. Os resultados mostram que todos os programas de intervenção implementados segundo critérios de inclusão apresentaram aumento da autoestima dos alunos. Nesse cenário, todos os esforços devem tender a esse autoconhecimento, que fomenta uma cultura de paz e não-violência, tão necessária nos dias de hoje.
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