Autoestima educando de e para a paz

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16999

Palavras-chave:

Autoestima, Habilidades socioemocionais, Programas de intervenção escolar, Educação para a paz

Resumo

A autoestima é uma construção fundamental no desenvolvimento do ser humano, ao longo da vida, sua transcendência tem influência direta na qualidade de vida, produtividade e saúde mental das pessoas. O objetivo desta pesquisa é divulgar programas de intervenção utilizados para fortalecer a autoestima dos alunos, com resultados verificáveis que podem ser replicados em diversas instituições de ensino. Para isso, é realizada uma revisão sistemática em SciELO, Redalyc, Dialnet. Os resultados mostram que todos os programas de intervenção implementados segundo critérios de inclusão apresentaram aumento da autoestima dos alunos. Nesse cenário, todos os esforços devem tender a esse autoconhecimento, que fomenta uma cultura de paz e não-violência, tão necessária nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Yasna Rubilar, Universidad La República (ULARE), Temuco – Chile

Coordinadora de Posgrado. Jefa de Carrera en Educación Diferencial. Doctorado em Educación (UJA).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

RUBILAR, Y. Autoestima educando de e para a paz: Uma revisão sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1321–1338, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16999. Acesso em: 1 out. 2022.