A evasão escolar devido a motivos ou causas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.16193

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino básico, Evasão escolar, Pedagógico

Resumo

As instituições de ensino privadas inserem-se em um ambiente cada vez mais competitivo. Neste sentido, um fenômeno que precisa ser acompanhado pela gestão escolar é a evasão. Esta pesquisa teve como objetivo propor um plano de prevenção à evasão escolar associada a motivos ou causas pedagógicas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória documental sobre os dados disponibilizados pela instituição sobre a evasão, referentes ao período de 2016 a 2019, e sobre a satisfação das famílias com a escola, compreendendo o período de 2018 a 2020; uma revisão sistemática para o levantamento dos contributos da literatura sobre o assunto; e uma pesquisa descritiva de campo para a análise da percepção das famílias dos estudantes e professores sobre o trabalho pedagógico realizado pela instituição. Como resultado foram constatadas algumas dimensões pedagógicas relevantes para o estudo da evasão escolar e identificados problemas locais (por ano de ensino) e globais (do segmento) da instituição que se relacionam com seu produto pedagógico. A partir disso, foi elaborado um plano de prevenção para a evasão escolar associada a motivos ou causas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Paulo Dante de Toledo Serrain, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Especialista em Gestão Escolar. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFABC).

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutorado em Educação Escolar (UNESP). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

SERRAIN, P. D. de T.; SANTOS CRUZ, J. A. A evasão escolar devido a motivos ou causas pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0072–0096, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.16193. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16193. Acesso em: 23 dez. 2024.

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Artigos teóricos

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