A evasão escolar devido a motivos ou causas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.16193

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino básico, Evasão escolar, Pedagógico

Resumo

As instituições de ensino privadas inserem-se em um ambiente cada vez mais competitivo. Neste sentido, um fenômeno que precisa ser acompanhado pela gestão escolar é a evasão. Esta pesquisa teve como objetivo propor um plano de prevenção à evasão escolar associada a motivos ou causas pedagógicas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória documental sobre os dados disponibilizados pela instituição sobre a evasão, referentes ao período de 2016 a 2019, e sobre a satisfação das famílias com a escola, compreendendo o período de 2018 a 2020; uma revisão sistemática para o levantamento dos contributos da literatura sobre o assunto; e uma pesquisa descritiva de campo para a análise da percepção das famílias dos estudantes e professores sobre o trabalho pedagógico realizado pela instituição. Como resultado foram constatadas algumas dimensões pedagógicas relevantes para o estudo da evasão escolar e identificados problemas locais (por ano de ensino) e globais (do segmento) da instituição que se relacionam com seu produto pedagógico. A partir disso, foi elaborado um plano de prevenção para a evasão escolar associada a motivos ou causas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Dante de Toledo Serrain, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Especialista em Gestão Escolar. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFABC).

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutorado em Educação Escolar (UNESP). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

Referências

ABADI, A. M.; REHFELDT, M. J. H. Autonomia para aprendizagem: uma relação entre o fracasso e o sucesso dos alunos da Educação a Distância. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 310-331, maio/ago. 2016.

BAGGI, C. A. S; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BOFF, M. E; BAGNARA, I. C. Potenciais motivos para a evasão escolar: o panorama dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio no IFRS – Campus Erechim. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9., 2020, Erechim. Anais [...]. Erechim, RS: IFRS, 2020.

BRAZ, J. J.; SILVA, M. H. L. F.; GOMES, A. E. F. 2018. Discriminação rouba de transexuais o direito a educação. Revista Inclusiones: Revista de Humanidades y Ciencia Sociales, v. 5, n. 16, p. 37-42, out./dez. 2018.

CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista interinstitucional de psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013.

CHAYM, C. D.; DAVID, L. M. L. Evasão universitária: Um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 1, p. 167-186, jan./jun. 2019.

CÔRREA, J. C. S.; FERREIRA, C. W. S. Homossexualidade masculina frente ao preconceito e discriminação, promovendo a evasão no espaço tempo escolar. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, v. 2, n. 4, p. 99-113, out. 2016.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 2, p. 181-189, maio/ago. 2013.

FALL, A.M.; ROBERTS, G. High school dropouts: Interactions between social context, self-perceptions, school engagement, and student dropout. Journal of Adolescence, v. 35, n. 4, p. 787-98, ago. 2012.

FERREIRA, A. R.; PIMENTEL, F. S. C.; FREITAS, R. O. Gamificação como estratégia pedagógica no combate à evasão: potencialidades da implementação no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2020, São Carlos, Anais [...]. São Carlos, SP: UFSCar, 2020. Tema: Ressignificando a Presencialidade.

FERREIRA, G. et al. Práticas pedagógicas adotadas por docentes do ensino médio para redução da evasão escolar. Revista Electrónica De Investigación Y Docencia (REID), n. 18, p. 23-38, 2017.

FIGUEIREDO. N. G. S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, 2017.

FREITAS, M. S.; ALMEIDA, E. R. Tecnologias digitais: Mediações pedagógicas no combate à evasão escolar. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 8., 2019, Canindé. Anais [...]. Canindé, CE: IFCE, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

PENA, N.; SOARES, A. L. R. Evolução da educação a distância no Brasil e a importância das metodologias ativas na mediação pedagógica. Revista Educação, v. 16, n. 1, p. 48-57, 2021.

PEREIRA, V. O.; CATALÃO, V. M. L. Arte, corpo e ecologia interna na Educação de Jovens e Adultos-EJA do Centro de Ensino Médio 03- CEM 03, DF, Brasil: uma intervenção estética pedagógica e interdisciplinar. AmbientalMente sustentable: Revista científica galego-lusófona de educación ambiental, v. 2, n. 20, p. 667-686, 2015.

QUEIROZ, M. A. M.; VIEIRA, V. N. O. Imbricações entre mediação, práticas pedagógicas e evasão: um estudo em representações. Revista Educação Online, v. 14, n. 31, p. 82-104, maio 2019.

REMPEL, A.; LIMA, R. C.; SANTOS, T. J. C. Atividade de recreio orientado: uma alternativa pedagógica para evitar a evasão escolar no colégio estadual do campo prof. Maria de Jesus Pacheco Guimarães. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFFS LS, 1., 2017, Laranjeira do Sul. Anais [...]. Laranjeira do Sul, PR: UFFS, 2017.

ROCHA, J. S. et al. Evasão escolar no curso de licenciatura em química no IFPR Campus Paranavaí: Um levantamento das possíveis causas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 20778-20797, 2020.

RUMBERGER, R. W. Dropping out of middle school: a multilevel analysis of students and schools. American Educational Research Journal, v. 32, n. 3, p. 583-625, 1995.

SÁ FILHO, P.; CARVALHO, M. A. Uma proposta de acompanhamento técnico-pedagógico em cursos de Educação Profissional e Tecnológica a Distância. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 20, n. 1, p. 148-166, jan./abr. 2020.

SANTIAGO NETO, A. G.; GONZÁLEZ, D. A percepção do professor e do gestor sobre os métodos avaliativos e a evasão escolar: um estudo de caso do 5º ano do ensino fundamental da escola Álvaro Machado, Na Cidade de Areia- Paraíba - BR. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 1, n. 4, p. 85-104, 2018.

SANTOS, J. N. R. A gestão escolar e a definição de estratégias de enfrentamento ao problema da evasão escolar: ênfase para o uso pedagógico do celular. In: FORO EDUCADORES PARA LA ERA DIGITAL, 2018, Cidade do México. Anais [...]. Cidade do México, México: UNAM, 2018.

SANTOS, C. F. V.; RESENDE, A. S. A evasão escolar e os estudantes da educação de jovens e adultos. Revista Inclusiones: Revista de Humanidades y Ciencias Sociales, v. 6, n. 11, p. 12-30, jul./set. 2019.

SANTOS, B. S. et al. Análise das práticas pedagógicas e curriculares desenvolvidas em universidades latino-americanas acerca da evasão e permanência de estudantes universitários. In: CONGRESO CLABES, 9., 2020, Bogotá. Anais [...]. Bogotá, Colômbia. 2020. p. 712-721.

SILVA, D. R. Q. Exclusão de adolescentes grávidas em escolas do sul do Brasil: Uma análise sobre a educação sexual e suas implicações. Revista de Estudios Sociales, Bogotá, n. 57, p. 78-88, jul./set. 2016.

SILVA, B. R.; SANTANA, M. R.; GUIMARÃES, M. I. P. As causas e as consequências da evasão escolar na educação de jovens e adultos. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 74, p. 1-13, 2015.

SILVA, C. B. et al. O envolver e o envolver-se com a noção de Permanência: O acolhimento na perspectiva da inclusão escolar. Revista de Educación Inclusiva, v. 12, n. 2, p. 101-113, 2019a.

SILVA, C. B. et al. Evasão escolar no ensino médio: das inferências analíticas ao campo das práticas pedagógicas. International Scientific Journal, v. 14, n. 2, p. 93-118, 2019b.

SOUSA, W. R. Evasão escolar: Uma abordagem de suas causas e efeitos no sistema educacional. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia, n. 11, p. 50-59, 2017.

Publicado

02/01/2022

Como Citar

SERRAIN, P. D. de T.; SANTOS CRUZ, J. A. A evasão escolar devido a motivos ou causas pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0072–0096, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.16193. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16193. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos