O programa saúde na escola

Concepções e percepções das ações caracterizadas pelo princípio da intersetorialidade nas políticas públicas municipais educacionais em Altamira - Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.16795

Palavras-chave:

Programa Saúde na Escola, Princípio da Intersetorialidade, Educação Básica, Sistemas Municipais de Ensino e de Saúde, Políticas Públicas em Altamira - Pará

Resumo

Este estudo objetivou analisar as concepções e percepções dos atores sociais partícipes das ações implementadas no Programa Saúde na Escola, caracterizado pelo princípio da intersetorialidade, nos Sistemas Municipais de Ensino e de Saúde em Altamira – Pará, no período entre 2008-2019. Optou-se pela abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa de campo. Os resultados apontaram que as concepções e percepções dos atores sociais partícipes desta pesquisa não discorrem na totalidade das diretrizes e ações estratégicas do programa, as quais são caracterizadas pelo princípio da intersetorialidade. Considera-se que explicitou contradições conflitantes ao planificado e preconizado pelas políticas públicas universais e locais.

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Biografia do Autor

Marconde Ávila Bandeira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira – PA – Brasil

Professor Magistério. Mestre em Educação Básica pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica.

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil

Professora Titular Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Campus Universitário de Belém. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Ciência Humanas.

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

BANDEIRA, M. Ávila; OLIVEIRA, N. C. M. de . O programa saúde na escola: Concepções e percepções das ações caracterizadas pelo princípio da intersetorialidade nas políticas públicas municipais educacionais em Altamira - Pará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1488–1509, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.16795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16795. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos