Liderança distribuída em organizações educacionais de Madrid: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13423

Palavras-chave:

Liderança distribuída, Escolas públicas diretores, Estudo qualitativo, Estudo de caso

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever as quatro dimensões da liderança distribuída (DL) para conhecer a percepção dos diretores de dois dos centros de ensino público e primário de Madri, Espanha. MÉTODO. O desenho da pesquisa é um estudo qualitativo com um estudo de caso. O objetivo principal é entender as quatro dimensões do DL e as ações do Diretor por meio de dois casos representativos de escolas públicas. As técnicas utilizadas para coletar informações foram análise documental, entrevistas estruturadas em profundidade (com o respectivo guia) e observação. O guia permite coletar a percepção desenvolvida pelos diretores (as) no contexto estudado e conhecer a relevância que eles lhes conferem. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Os resultados encontrados são muito amplos e correspondem aos dois diretores pesquisados.

Biografia do Autor

Ingrid del Valle García Carreño, Universidad Pablo de Olavide, Sevilla

Researcher and Doctor in Social Sciences, School of Social Sciences. Grupo de Investigación en Acción Socioeducativa (GIAS) (HUM 929).                                                     Página 1 de 1                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Referências

ARIAS, A.; CANTÓN, I. Leadership and management of educational centers. Barcelona: Davinci Continental, 2006.

BENNETT, N. Distributed leadership Full report. United Kingdom: Nottingham, National College for School Leadership, 2003.

BOLDEN, R. Distributed leadership in organizations: A review of theory and research. International journal of management reviews, v. 13, n. 3, p. 251-269, 2011.

BURNS, M. Transforming leadership. New York, NY: Atlantic Monthly, 2003.

BUSH, T. Leadership and management development in education. Sage. Hawker Brownlow Education, 2008.

DAY, D. Leadership development: a review in context. Leadership Quarterly, v. 11, n. 1, p. 581-613, 2000.

GARCÍA, I. El liderazgo distribuido y la percepción de los equipos directivos de las escuelas públicas de educación primaria madrileñas. Tesis (Doctorado en Ciencias Sociales) – Universidad Pablo Olavide, Spain, 2019.

GRONN, P. Distributed properties: a new architecture for leadership. Educational management & administration, v. 28, n. 3, p. 317-338, 2000.

GRONN, P. Distributed Leadership. Second International Handbook of Educational Leadership and Administration, v. 1, n. 2, p. 653-696, 2002.

HARRIS, A. Distributed leadership: implications for the role of the principal. Journal of Management Development, v. 31, n. 1, p. 7-17, 2012.

HULPIA, H.; DEVOS, G. How distributed leadership can make a difference in teachers' organizational commitment? A qualitative study. Teaching and teacher education, v. 26, n. 3, p. 565-575. 2010.

JONES, S.; HARVEY, M.; LEFOE, G.; RYLAND, K. Synthesizing theory and practice: Distributed leadership in higher education. Educational Management Administration & Leadership, v. 42, n. 5, p. 603-619, 2014.

LEITHWOOD, K.; DAY, C.; SAMMONS, P.; HARRIS, A.; HOPKINS, D. Seven strong claims about successful school leadership. Nottingham: DfES/NCSL, 2006.

LEITHWOOD, K.; SEASHORE-LOUIS, K. Linking leadership to student learning. San Francisco: John Wiley y Sons, 2011.

PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Improve school leadership: policy and practice. Paris: OECD Publishing, 2009.

SPILLANE, J.; DIAMOND, J. Distributed leadership in practice. New York: Teachers College Press, 2007.

SPILLANE, J.; CAMBURN, E.; PAREJA, A. Taking a Distributed Perspective to the School Principal’s Workday. Leadership and Policy in Schools, v. 6, n. 1, p. 103-125, 2007.

STAKE, R. Estudios de casos cualitativos. In: Manual de investigación cualitativa. Gedisa, 2013. p. 154-197.

STOGDILL, R. Handbook of leadership.1. ed. Free Press, 1974.

YUKL, G. Leadership in organizations. Prentice-Hall, 1981.

WOODS, P. Democratic leadership: drawing distinctions with distributed leadership. International journal of leadership in education, v. 7, n. 1, p. 3-26, 2004.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

GARCÍA CARREÑO, I. del V. Liderança distribuída em organizações educacionais de Madrid: estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 189–209, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13423. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos