Liderança distribuída em organizações educacionais de Madrid: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13423Palavras-chave:
Liderança distribuída, Escolas públicas diretores, Estudo qualitativo, Estudo de casoResumo
O objetivo desta pesquisa é descrever as quatro dimensões da liderança distribuída (DL) para conhecer a percepção dos diretores de dois dos centros de ensino público e primário de Madri, Espanha. MÉTODO. O desenho da pesquisa é um estudo qualitativo com um estudo de caso. O objetivo principal é entender as quatro dimensões do DL e as ações do Diretor por meio de dois casos representativos de escolas públicas. As técnicas utilizadas para coletar informações foram análise documental, entrevistas estruturadas em profundidade (com o respectivo guia) e observação. O guia permite coletar a percepção desenvolvida pelos diretores (as) no contexto estudado e conhecer a relevância que eles lhes conferem. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Os resultados encontrados são muito amplos e correspondem aos dois diretores pesquisados.
Downloads
Referências
ARIAS, A.; CANTÓN, I. Leadership and management of educational centers. Barcelona: Davinci Continental, 2006.
BENNETT, N. Distributed leadership Full report. United Kingdom: Nottingham, National College for School Leadership, 2003.
BOLDEN, R. Distributed leadership in organizations: A review of theory and research. International journal of management reviews, v. 13, n. 3, p. 251-269, 2011.
BURNS, M. Transforming leadership. New York, NY: Atlantic Monthly, 2003.
BUSH, T. Leadership and management development in education. Sage. Hawker Brownlow Education, 2008.
DAY, D. Leadership development: a review in context. Leadership Quarterly, v. 11, n. 1, p. 581-613, 2000.
GARCÍA, I. El liderazgo distribuido y la percepción de los equipos directivos de las escuelas públicas de educación primaria madrileñas. Tesis (Doctorado en Ciencias Sociales) – Universidad Pablo Olavide, Spain, 2019.
GRONN, P. Distributed properties: a new architecture for leadership. Educational management & administration, v. 28, n. 3, p. 317-338, 2000.
GRONN, P. Distributed Leadership. Second International Handbook of Educational Leadership and Administration, v. 1, n. 2, p. 653-696, 2002.
HARRIS, A. Distributed leadership: implications for the role of the principal. Journal of Management Development, v. 31, n. 1, p. 7-17, 2012.
HULPIA, H.; DEVOS, G. How distributed leadership can make a difference in teachers' organizational commitment? A qualitative study. Teaching and teacher education, v. 26, n. 3, p. 565-575. 2010.
JONES, S.; HARVEY, M.; LEFOE, G.; RYLAND, K. Synthesizing theory and practice: Distributed leadership in higher education. Educational Management Administration & Leadership, v. 42, n. 5, p. 603-619, 2014.
LEITHWOOD, K.; DAY, C.; SAMMONS, P.; HARRIS, A.; HOPKINS, D. Seven strong claims about successful school leadership. Nottingham: DfES/NCSL, 2006.
LEITHWOOD, K.; SEASHORE-LOUIS, K. Linking leadership to student learning. San Francisco: John Wiley y Sons, 2011.
PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Improve school leadership: policy and practice. Paris: OECD Publishing, 2009.
SPILLANE, J.; DIAMOND, J. Distributed leadership in practice. New York: Teachers College Press, 2007.
SPILLANE, J.; CAMBURN, E.; PAREJA, A. Taking a Distributed Perspective to the School Principal’s Workday. Leadership and Policy in Schools, v. 6, n. 1, p. 103-125, 2007.
STAKE, R. Estudios de casos cualitativos. In: Manual de investigación cualitativa. Gedisa, 2013. p. 154-197.
STOGDILL, R. Handbook of leadership.1. ed. Free Press, 1974.
YUKL, G. Leadership in organizations. Prentice-Hall, 1981.
WOODS, P. Democratic leadership: drawing distinctions with distributed leadership. International journal of leadership in education, v. 7, n. 1, p. 3-26, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.