Análise das políticas públicas para a inclusão social das mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI): formação, acesso e permanência

Autores

  • Beatriz de Oliveira Benedito Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2873-6653
  • Elaine da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1449-354X
  • Luana Maia Woida Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3621-9154
  • Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5861-9063

Palavras-chave:

Mulheres na ciência, tecnologia e inovação, Desigualdades de gênero, Políticas públicas em CTI

Resumo

 O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar as políticas públicas no que tange à formação, acesso e permanência das mulheres na ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da América Latina. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com vistas a compreender as características do fenômeno objeto do estudo, tendo como delineamento a pesquisa documental. Como método, utilizou-se a análise de conteúdo e como técnica a análise categorial. Os resultados indicam que as medidas desenvolvidas pelos países latino-americanos percorrem por três eixos: incentivo à formação na ciência, tecnologia, engenharias e matemática, desde os primeiros passos da criança; acesso e permanência nas posições de poder e carreiras científicas; inserção da perspectiva ‘gênero’ nos conteúdos de investigação e inovação.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1960601

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Biografia do Autor

Beatriz de Oliveira Benedito, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil

Elaine da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, Marília. Bolsista Capes Professor Formador I (2023). Docente convidada no curso de especialização em Informação, Tecnologia e do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Informação, Tecnologia e Inovação (ITI UFSCar). Pós-Doutora em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutora em Ciência da Informação pela Unesp com realização de Doutorado na Universidad de Salamanca (USAL) na Espanha. Mestre em Ciência da Informação pela Unesp. Especialista em Gestão Empresarial (Univem) e em Uso Estratégico das Tecnologias de Informação (Unesp). Graduada em Biblioteconomia (Unesp).

Luana Maia Woida, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil

Pós-doutora pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora nas Faculdades de Tecnologia de Garça e de Marília (FATEC-Garça; FATEC-Marília). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unesp/Marília). Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Administração (UEL/Londrina)

Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Marília, SP, Brasil

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Livre-Docente em Gestão da Informação orgânica pela Unesp. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo; bacharel e licenciada em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP. Foi responsável técnica de Códice - Memória & Arquivo Ltda, empresa de assessoria para implantação de projetos de gestão documental e memória institucional. Também atuou como Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento.

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Publicado

25/04/2025

Como Citar

BENEDITO, B. de O.; SILVA, E. da; WOIDA, L. M.; VITORIANO, M. C. de C. P. Análise das políticas públicas para a inclusão social das mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI): formação, acesso e permanência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19606, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19606. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa