Análise das políticas públicas para a inclusão social das mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI): formação, acesso e permanência
Palavras-chave:
Mulheres na ciência, tecnologia e inovação, Desigualdades de gênero, Políticas públicas em CTIResumo
O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar as políticas públicas no que tange à formação, acesso e permanência das mulheres na ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da América Latina. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com vistas a compreender as características do fenômeno objeto do estudo, tendo como delineamento a pesquisa documental. Como método, utilizou-se a análise de conteúdo e como técnica a análise categorial. Os resultados indicam que as medidas desenvolvidas pelos países latino-americanos percorrem por três eixos: incentivo à formação na ciência, tecnologia, engenharias e matemática, desde os primeiros passos da criança; acesso e permanência nas posições de poder e carreiras científicas; inserção da perspectiva ‘gênero’ nos conteúdos de investigação e inovação.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1960601
Downloads
Referências
ALFRED, M. V. et al. Advancing women of color in STEM: an imperative for U.S. global competitiveness. Advances in Developing Human, Londres, v. 2, p. 114-132, 2019.
ARAÚJO, C. Divisão sexual do trabalho doméstico como problema político. In: BIROLI, F. et al. (Orgs.). Mulheres, poder e ciência política: debates e trajetórias. Campinas: Editora Unicamp, 2020. p. 41-70.
ARGENTINA. Ministerio de Ciencia, Tecnología y Innovación. Programa Nacional para la igualdad de género en ciencia, tecnología y innovación. Resumen Ejecutivo, 2020. Disponível em: https://www. argentina.gob.ar/sites/default/files/resumen_ejecutivo_-_programa_genero_mincyt_diciembre_2020. pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
AZENHA, M.; TESTI, M. D. Luciana Santos: ‘não foi fácil ser ouvida no mundo das forças políticas. Você precisa ser acima da média”. 2023. Disponível em: https://revistamarieclaire.globo.com/politica/ noticia/2023/09/luciana-santos-nao-foi-facil-ser-ouvida-no-mundo-das-forcas-politicas-voce-precisa-ser-acima-da-media.ghtml. Acesso em: 04 jul. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. 229 p.
BARROS, S. C. V.; MOURÃO, L. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, e46325, 2020.
BBC NEWS. Japan medical schools ‘rigged woman’s results’. 2018. Disponível em: https://www.bbc. com/news/world-asia-46568975. Acesso em: 01 nov. 2023.
BELLO, A. Las mujeres en ciencias, tecnología, ingeniería y matemáticas en América Latina y el Caribe. Montevideo: ONU Mujeres, 2020.
BENEDITO, B. O. Atuação política das mulheres: a percepção de representantes políticas femininas sobre a presença de barreiras de acesso à informação no parlamento. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022.
BENNETT, C. Beyond the leaky pipeline: consolidating understanding and incorporating new research about women’s science careers in the UK. Business and Economic Review, Filipinas, v. 54, n. 2/3, p. 149-176, 2011.
BIROLI, F. Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. 227 p.
BLICKENSTAFF, J. C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? Gender and Education, Londres, v. 17, n. 4, p. 369-386, 2005.
BOFFI, L. C.; OLIVEIRA-SILVA, L. C. Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEM. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 14, p. 1-27, 2021.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília: MCTIC, 2017. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/ Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.
CÂNDIDO, M. R. Como anda a inclusão de mulheres na ciência brasileira? Três modos de observar os dados. 2023. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2023/03/23/como-anda-a-inclusao-de-mulheres-na-ciencia-brasileira-tres-modos-de-observar-os-dados. Acesso em: 01 nov. 2023.
CARNEIRO, L. B. et al. Glass ceiling: study on the factors of this phenomenon in brazil from the perception of women managers. SINERGIA, Rio Grande, v. 26, n. 1, p. 173-185, jan./jun. 2022.
CHILE. Ministerio de Ciencia, Tecnología, Conocimiento y Innovación. Política nacional de igualdad de género en ciencia, tecnología, conocimiento y innovación, y su plan de acción “50/50 para el 2030. Chile: Ministerio de CTCI de Chile, 2021. Disponível em: https://www.scienceup.cl/wp-content/ uploads/2024/04/Politica-de-Igualdad-de-Genero-Ministerio-de-CTCI-2021.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
CHILE. Ministerio de Ciencia, Tecnología, Conocimiento e Innovación – CTCI. Tercera radiografía de género en CTCI. 2023. Disponível em: https://observa.minciencia.gob.cl/estudios/tercera-radiografia-de-genero-en-ciencia--tecnologia--conocimiento-e-innovacion. Acesso em: 15 nov. 2023.
COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE – CEPAL. Consenso de Santo Domingo. 2013. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/ba9437b2-44d1-4334-a9f1- 483cd660d256/content. Acesso em: 01 nov. 2023.
COSTA RICA. Ministerio da Ciencia, Tecnología y Telecomunicaciones (MICITT). Política Nacional para la igualdad entre mujeres y hombres en la formación, el empleo y el disfrute de los productos de la Ciencia, Tecnología, las Telecomunicaciones y la Innovación 2018-2027. São José: MCITT, 2017. Disponível em: https://repositorio-snp.mideplan.go.cr/
de acción 2023-2025. Panamá: Senacyt, 2023. Disponível em: https://www.senacyt.gob.pa/wp-content/ uploads/2021/06/PGCTI_20230703.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
PANAMÁ. Secretaria Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación – SENACYT. Análisis de los resultados: la participación de las mujeres en la ciencia desde una perspectiva de género. 2024. Disponível em: https:// mujeresenciencia.senacyt.gob.pa/capitulo-5/. Acesso em: 01 nov. 2023.
PERÚ. Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables. Política nacional de igualdad de género. Perú: El Peruano, 2019. Disponível em: https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/305453/poltica-nacional-igualdad-degenero.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
REPUBLICA DOMENICANA. Ministerio de la Mujer. Política nacional para la igualdad y equidad de género 2018-2030. Republica Domenicana: Ministerio de la Mujer, 2018. Disponível em: https://mujer. gob.do/transparencia/phocadownload/Publicaciones/Planeg/PLANEG%20III%202020-2030.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
RODRÍGUEZ BLANCO, E. et al. Diagnóstico de género sobre la participación de las mujeres en la ciencia en Panamá. Panamá: Senacyt, Pnud, 2018.
SACCOL, A. et al. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem prática. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
SANTOS. Uma “perspectiva parcial” sobre ser mulher, cientista e nordestina no Brasil. Estudos Feministas, v. 24, n. 3, p. 801-824, 2016. DOI: http://doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p801.
TALSMA, K. et al. Miscalibration of self-efficacy and academic performance: self-efficacy ≠ self-fulfilling prophecy. Learning and Individual Differences, Amsterdã, v. 69, p. 182-195, 2019.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília: Unesco, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 11 dez. 2023.
UNIVERSITÉ DU LUXEMBOURG. Gender Summit. Recomendations for action on the gender dimension in science. 2010. Disponível em: https://gender-summit.com/archive/images/genSET_Recommendations_ for_Action_on_the_Gender_Dimension_in_Science.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
WILKINS-YEL, K. G. et al. “I can’t push off my own mental health”: chilly STEM climates, mental health, and STEM persistence among black, latina, and white graduate women. Sex Roles, Nova York, v. 86, n. 3-4, p. 208-232, 2022.
YANNOULAS, S. C. Dossiê: políticas públicas e relações de gênero no mercado de trabalho. Brasília: CFEMEA; FIG/CIDA, 2002. 93 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz de Oliveira Benedito, Elaine da Silva, Luana Maia Woida, Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.