AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17577

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Práticas Pedagógicas, Educação Básica

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da Pedagogia Freinet para as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no que diz respeito ao trabalho cooperativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, tendo como cenário uma escola que tem sua proposta fundamentada na concepção freinetiana. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação e o grupo de discussão com gestoras e professoras. Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão. Superar uma prática de ensino tradicional, se apropriar dos conhecimentos teóricos e metodológicos da proposta freinetiana e a ausência de recursos materiais são alguns dos desafios na implementação da Pedagogia Freinet nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Regina Stein de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Mestre em Educação e Professora da Rede Municipal de Limeira.

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Professora do Mestrado Profissional em Educação e Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo – SP – Brasil.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Professora do Mestrado Profissional em Educação.

Referências

ALMEIDA, P. A.; TARTUCE, G. L.; GATTI, B. A.; SOUZA, L. B. Práticas pedagógicas na educação básica do Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação. Brasíllia, DF: Unesco, 2021. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2022/04/Praticas-pedag%C3%B3gicas-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-do-Brasil.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. Por uma Pedagogia Freinet: bases epistêmicas e metodológicas. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARROS, C. O. M. DE. A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, n. 1, p. 649–668, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670. Acesso em: 14 nov. 2022.

BRASIL. Relatório Educação para todos no Brasil 2000-2015. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15774-ept-relatorio-06062014&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 nov. 2022.

COSTA, A. P.; AMADO, J. Análise de Conteúdo: 7 passos com o webQDA. p. 1–7, 2017. Disponível em: https://www.webqda.net/wp-content/uploads/2017/06/Analise_de_Conteudo_em_7Passos_com_webQDA.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

ELIAS, M. D. C. A atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet. RIAEE- Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, p. 612–619, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9666/6372. Acesso em: 14 nov. 2022.

FILHO, A. L. Livre expressão: a perspectiva freinetiana de educar. e- Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, [S. l.], v. 5, p. 3–11, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/viewFile/26616/18983. Acesso em: 14 nov. 2022.

FORTUNATO, I. Porque a pedagogia de Célestin Freinet ainda é atual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, p. 542–545, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9658/6364. Acesso em: 14 nov. 2022.

FORTUNATO, I.; PORTO, M. do R. S. O método natural e o pensamento complexo: uma relação possível para a educação escolar. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 46, p. 1–16, 2020.

FREINET, C. A educação pelo trabalho. 1. ed. Porto: Editorial Presença, 1974.

FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 21.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino Explicito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

GUMIERO, R.; ARAÚJO, K. DE. Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem. Acta Scientiarum. Education, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 41255, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41255/pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

IMBERNÓN, F. Célestin Freinet, uma pedagogia atual e vigente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, p. 591–595, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9664/6369. Acesso em: 14 nov. 2022.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Penso, 1999.

MARQUES, A. C. T. L.; ALMEIDA, M. I. DE. A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet. Perspectiva, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 214–236, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n1p214/pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, A. M. M. Célestin Freinet Raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e cópias da Escola de Professores, 1995.

SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. D. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 35, 2017. Disponível: https://www.researchgate.net/publication/318032476_Evasao_e_abandono_escolar_na_educacao_basica_no_Brasil_fatores_causas_e_possiveis_consequencias. Acesso em: 14 nov. 2022.

TARDIF, M.; MOSCOSO, J. N. A Noção de “Profissional Reflexivo” na Educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 48, n. 168, p. 388-411, 2018. Disponível: https://www.scielo.br/j/cp/a/69mhr9WnGpWwBmbcS6prj5h/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

VERDUM, P. Prática pedagógica: o que é? O que envolve? Educação por Escrito, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–105, 2013. Disponível: Acesso em: 14 nov. 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376. Acesso em 14 nov. 2022.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

STEIN DE OLIVEIRA, T. R.; ALBIERI DE ALMEIDA, P. C.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024097, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17577. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17577. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos