AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17577

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Práticas Pedagógicas, Educação Básica

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da Pedagogia Freinet para as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no que diz respeito ao trabalho cooperativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, tendo como cenário uma escola que tem sua proposta fundamentada na concepção freinetiana. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação e o grupo de discussão com gestoras e professoras. Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão. Superar uma prática de ensino tradicional, se apropriar dos conhecimentos teóricos e metodológicos da proposta freinetiana e a ausência de recursos materiais são alguns dos desafios na implementação da Pedagogia Freinet nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Taís Regina Stein de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Mestre em Educação e Professora da Rede Municipal de Limeira.

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Professora do Mestrado Profissional em Educação e Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo – SP – Brasil.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil.

Professora do Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

24/07/2024

Como Citar

STEIN DE OLIVEIRA, T. R.; ALBIERI DE ALMEIDA, P. C.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024097, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17577. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17577. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos