A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil

Autores

  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670

Palavras-chave:

Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.

Resumo

Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola.

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Publicado

30/04/2017

Como Citar

BARROS, F. C. O. M. de. A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 649–668, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670. Acesso em: 25 dez. 2024.