Experiência formativa de professores no exterior

Efeitos nas concepções pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15658

Palavras-chave:

Formação continuada no exterior, Mobilidade internacional, Internacionalização, Professor EBTT, Institutos Federais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a experiência formativa e seus efeitos nas concepções pedagógicas de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que participaram de formação continuada na Finlândia, por meio da mobilidade internacional. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados documentos, além da aplicação de questionários e entrevistas, totalizando 61 participantes. Os dados foram tratados pelos métodos de análise de narrativas e de conteúdo, tendo como categorias centrais: experiência, efeitos, identidade, formação, transferência de conhecimentos, internacionalização e articulação. Neste artigo, enfocamos a experiência e seus efeitos na relação com as demais. Os resultados evidenciam que a experiência formativa envolve formação, interação com os pares e a imersão dos professores. Os efeitos de mudanças nas representações dos professores sobre suas concepções e práticas pedagógicas trazem novos elementos relacionados ao processo de construção identitária do educador global.

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Biografia do Autor

Sheylla Chediak, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Porto Velho – RO – Brasil

Professora do Instituto Federal de Rondônia e atua em três grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Propostas sobre formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP), Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (NUPAT - IFMS) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI - IFRO). Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

CHEDIAK, S. Experiência formativa de professores no exterior: Efeitos nas concepções pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0361–0381, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.15658. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15658. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos