A docência como curadoria: experiências pedagógicas no uso de tecnologias educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13607

Palavras-chave:

Docência como curadoria, Ensino da curadoria, Empoderamento docente

Resumo

O presente artigo investiga a prática da docência da perspectiva da curadoria, em uma disciplina do curso Pedagogia, em São Paulo, Brasil, considerando que a desvalorização da docência como profissão e o mal-estar docente são fenômenos encontrados no Brasil e em muitos outros países. A perspectiva do docente como curador do conhecimento o coloca em outro âmbito, para além de mediador do conhecimento, e desdobra-se como uma forma de ajudar a trazer novamente o valor da docência como profissão, empoderando-o. A pesquisa apresenta a experiência da curadoria, ofertada pelas professoras da disciplina e experimentada pelas alunas do curso. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas puderam contribuir para a formação das futuras docentes, colocando-as na posição de curadoras do conhecimento.

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Biografia do Autor

Cristiane Samária Gomes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo – SP

Professora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

SILVA, C. S. G. da; HESSEL, A. M. D. G. A docência como curadoria: experiências pedagógicas no uso de tecnologias educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13607. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13607. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos