Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (mapb) em cursos de graduação na área da saúde

Autores

  • Francisco Sandro Menezes-Rodrigues Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), São Paulo, SP, Brasil. Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0001-7913-0585
  • Paolo Ruggero Errante Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0002-6997-7587
  • Rildo Yamaguti Lima Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-2871-6372
  • Alípio de Oliveira do Carmo Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-9098-7117
  • Enny Fernandes Silva Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP
  • Flávia Gehrke Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Hospital do Servidor Público (IAMSPE), São Paulo, SP
  • Diego Soares Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, RO. https://orcid.org/0000-0001-5982-3798
  • Eduardo Hiroshi Tikazawa Departamento de Saúde Coletiva – Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). https://orcid.org/0000-0001-5839-7299
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS). Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-8931-895X
  • Afonso Caricati-Neto Departamento de Farmacologia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-8615-4315
  • Murched Omar Taha Departamento de Cirurgia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-7323-1393

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11660

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Saúde, Ensino Superior, Método de aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

Este trabalho objetivou discutir os ganhos obtidos por discentes do ensino superior na compreensão e assimilação de conceitos fundamentais em cursos da área da saúde a partir da utilização do método de aprendizagem baseado em problemas (MABP). Foi realizado um levantamento bibliográfico em livros obtidos na biblioteca da Universidade Anhanguera de São Paulo, teses, revistas e artigos científicos que se encontravam disponíveis nas bases científicas Scielo e Google Acadêmico, utilizando como descritor a frase “método de aprendizagem baseado em problemas”. A partir desta revisão bibliográfica foi possível concluir que discentes, quando submetidos ao MABP, desenvolvem autonomia e independência durante a construção do seu próprio conhecimento, características que favorecem os estudantes na busca do conhecimento, consolidação de conceitos éticos, fundamentais e específicos em diferentes cursos da área da saúde, além de promover a interação social e fortalecer o processo de humanização durante a formação dos estudantes e profissionais da saúde. 

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Biografia do Autor

Francisco Sandro Menezes-Rodrigues, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), São Paulo, SP, Brasil. Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Professor Regular das Disciplinas de Fisiofarmacologia do Sistema Cardiovascular e Fisiofarmacologia Renal para Residentes dos Programas de Residência Multiprofissional de Cardiologia, Oncologia, Transplantes e Captação de Órgão Sólidos, Cuidados Intensivos e Especialidades Clínicas no Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo).

Paolo Ruggero Errante, Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP Campus Jaboticabal. Mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo. Pesquisador colaborador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-IV-USP. Atua na área de imunodeficiências primárias (imunodeficiência comum variável, displasia ectodérmica anidrótica com imunodeficiência, síndrome da Hiper-IgM, deficiência da adesão leucocitária) de 2006 a 2010, e imunodeficiências secundárias, e interface entre imunodeficiências primárias e autoimunidade.

Rildo Yamaguti Lima, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP

Mestre em Biociência Aplicada pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001), Especialização em Farmacologia e Toxicologia Aplicadas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1998) e possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1990) . Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Paulista UNIP, São Paulo e Coordenador Auxiliar do Curso de Farmácia da UNIP, campus Chácara Santo Antônio.

Alípio de Oliveira do Carmo, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo. Professor do Curso de Farmácia e de Pós-Graduação em Farmácia Clínica, Farmácia Clínica Hospitalar e análises clínicas.

Enny Fernandes Silva, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (1981), mestrado em Bioquímica na área de Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Bioquímica na área de Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora da Universidade Paulista, professora do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESP) de Bioquímica basica e clínica, físico química, enzimologia, patologia, biotecnologia e Ciencias do Ambiente. Responsável pela disciplina de Bioquímica do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ?ANÁLISES CLÍNICAS? da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto - FAMERP.

Flávia Gehrke, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Hospital do Servidor Público (IAMSPE), São Paulo, SP

Pós-Doutoranda do Programa de Pós Graduação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Possui Pós-Doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Doutorado e Mestrado em Ciências pelo programa Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro da Universidade de São PaulO (USP). Orientadora Permanente de Pós-Graduação pelo Programa de Ciências Médicas do IAMSPE. Pesquisadora Associada no Erasmus Mundus Joint Master Degrees in Biomedical Laboratory Sciences. Professora Visitante na Fundação Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Pesquisadora Colaboradora no ICB-USP. Avaliadora ad-hoc no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/ MEC.

Diego Soares Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, RO.

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, (2009) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (2015). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/ Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Fisio-Farmacologia pela UNIFESP/EPM (2011-2013); Doutorado em Fisio-Farmacologia pela UNIFESP/EPM (2013-2017). Integrante do grupo de pesquisa de Tecnologia para o Manejo de Agroecossistema Tropical - TMAT - IFRO. 

Eduardo Hiroshi Tikazawa, Departamento de Saúde Coletiva – Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP).

Atualmente é Médico-Residente em Medicina Preventiva e Social da FCM/UNICAMP; Mestrando em Politicas e Gestão em Saúde, com Área de Enfoque em Epidemiologia pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP; Conselheiro da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC); Coordenador Médico-Residente Titular da Associação Brasileira de Educação Médica Regional São Paulo (2017-2018); Diretor da AMERESP (Associação de Médicos Residentes do Estado de São Paulo) e AMERUnicamp (Associação de Médicos Residentes da Universidade Estadual de Campinas).

Afonso Caricati-Neto, Departamento de Farmacologia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), São Paulo, SP

Graduou-se em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado - modalidade médica) pelo Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola - UNESP-Botucatu (1983-1984). Obteve o título de mestre (1989) e doutor em ciências (1996) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM). Realizou estágio de Pós-doutorado em Farmacologia Molecular na UNIFESP/EPM (1997-1999) e em Farmacologia Cardiovascular e Autonômica na Universidad Autónoma de Madrid (UAM)/Facultad de Medicina - Espanha (2001 e 2010-2011). É professor associado (permanente) do Departamento de Farmacologia - UNIFESP/EPM, chefe da Disciplina de Farmacologia - UNIFESP/EPM e professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Farmacologia - UNIFESP/EPM e Investigador-associado do Instituto de Farmacologia Teófilo Hernando I+D del Medicamento - UAM - Espanha.

Murched Omar Taha, Departamento de Cirurgia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), São Paulo, SP

Professor Associado Livre-Docente da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1976), graduação em Residência Médica em Cirurgia Digestiva pelo Hospital Prof Edmundo Vasconcelos (1980), Mestrado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimenta (UNIFESP/EPM -1995), Doutorado em Ciências (UNIFESP/EPM-1996) e Livre ? Docente em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (2005). 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

MENEZES-RODRIGUES, F. S.; ERRANTE, P. R.; LIMA, R. Y.; DO CARMO, A. de O.; SILVA, E. F.; GEHRKE, F.; CARVALHO, D. S.; TIKAZAWA, E. H.; FERRAZ, R. R. N.; CARICATI-NETO, A.; TAHA, M. O. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (mapb) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340–353, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11660. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Seção

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