Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11769

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Formação, Ensino, Saúde, Educação física.

Resumo

O objetivo geral do estudo foi analisar como as metodologias ativas: Peer Instruction, Método de Caso e Mapas Conceituais, podem facilitar a aprendizagem do discente no Ensino Superior na área da Saúde. O delineamento da pesquisa se caracterizou como um estudo observacional analítico transversal, descritivo e Survey. Participaram do estudo n=51 discentes de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado). As análises dos resultados foram feitas por meio de frequências absolutas e relativas, bem como o cálculo do Ganho de Rendimento (GR). Como resultados principais, o GR (%) foi cerca de 83,3%. Este rendimento, variou entre 5,2% a 63,2%. Pode-se inferir que a propósito das metodologias ativas experimentadas e desenvolvidas em aulas no universo da graduação podem vir a se destacar como alternativas efetivas para alterar o panorama criticado hoje no Ensino Superior em relação, em especial, a falta de motivação dos alunos em aprender.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre Felício Brito, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Paulista e Professor-IC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação no Núcelo Comum (Metodologia da Pesquisa) e na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua como professor no Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde, na Linha 1, e compôe o grupo de avaliadores do MEC-INEP

Marcia Zendron de Campos, UNIP Universidade Paulista

Marcia Zendron de Campos é doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP , fez mestrado em Educação Física: Educação Motora pela UNICAMP/SP e é licenciada em Educação Física pela FEFISA/SP. Atualmente está coordenadora e é professora titular do curso de Educação Física na UNIP/SP, já tem 24 anos de experiência em funções acadêmicas e administrativas no Ensino Superior. Foi Membro Assessor da área Educação Física pelo INEP - para o ENADE 2014. Desde 2015 é avaliadora especialista na área da Educação Física pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SP).

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. de. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 371–387, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11769. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11769. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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