Novos gestos didáticos no ensino remoto emergencial

Lições aprendidas na docência em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14989

Palavras-chave:

Gestos profissionais, Formação de professores, ERE, Tecnologias digitais

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender como o professor percebe seus gestos didáticos no Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo foi caracterizado como exploratório e transversal, com os dados coletados por questionário online (com escala de Likert), com afirmações a serem julgadas por 108 professores de Ensino Superior de uma Universidade do ABC paulista. O tratamento de dados foi pelo teste do Qui-quadrado (X2). Os principais achados foram que os participantes: a) ainda não percebem se realmente os alunos estão aprendendo nesta nova situação; b) valorizam a interação com os alunos por meio do diálogo e do questionamento; c) precisaram estudar intensamente para auxiliar a aprendizagem dos alunos no ERE; d) precisam ainda desenvolver o gesto fundador de regulação, que os permita diagnosticar nos alunos dificuldades e obstáculos em relação a etapas do processo de aprendizagem e, a partir disso, estabelecer metas para o desenvolvimento de capacidades. Como considerações finais, é necessário que os cursos de formação docente usem as tecnologias no próprio processo de formação, como ferramentas de interação e mediação pedagógica, numa perspectiva de desenvolver no professor participante novas competências pedagógicas.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre Felício Brito, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul – SP – Brasil

Professor dos Programas de Mestrado Profissional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). PPGE (Educação) e no PPGES (Ensino em Saúde). Doutorado em Educação Física (UNICAMP)

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera São Paulo (UNIAN), São Paulo – SP – Brasil

Coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde. Doutorado em Educação (PUCSP).

Susana Nogueira Diniz, Universidade Anhanguera São Paulo (UNIAN), São Paulo – SP – Brasil

Professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde. Doutorado em Imunologia (UFMG).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

BRITO, C. A. F.; LOBO DA COSTA, N. M.; DINIZ, S. N. Novos gestos didáticos no ensino remoto emergencial: Lições aprendidas na docência em tempos de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0053–0071, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14989. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14989. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos