Metodologias de ensino na educação em sexualidade: desafios para a formação contínua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12614

Palavras-chave:

Educação em sexualidade, Modelos de educação para a saúde, Metodologias de ensino, Portugal.

Resumo

Nenhuma teoria ou modelo domina atualmente a investigação e prática na educação em sexualidade (ES) que, muitas vezes, é implementada sem qualquer referencial teórico. As diferentes metodologias de ensino aplicadas valorizam determinados constructos teóricos, usados de forma intencional, ou não, pelos/as professores/as quando recorrem a métodos e técnicas pedagógicos específicos. Assim, esta investigação visa compreender as práticas de professores/as para elaborar linhas orientadoras para a sua formação contínua em ES. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada a um/a professor/a de cada Agrupamento de Escolas, numa amostra aleatória representativa do Distrito de Braga, Portugal (n=43). Observou-se que os temas/problemas abordados no ensino secundário, embora mais focados no pensamento crítico e na desconstrução de estereótipos relacionados com a sexualidade do que no 3º ciclo, continuavam também a incluir essencialmente com a falta de conhecimento sobre saúde reprodutiva. Os principais métodos aplicados, baseados no construtivismo e na aprendizagem ativa, eram os métodos expositivo ativo e de discussão. O cruzamento dos temas e metodologia utilizados permitiu inferir que a maior parte dos professores/as não usava um referencial teórico explícito, mas valorizava constructos da Teoria Social Cognitiva e Modelo Ecológico. Estes resultados mostram que é importante na formação de professores/as: aprofundar o conhecimento sobre os diferentes temas/problemas interdisciplinares da sexualidade humana e os modelos teóricos; refletir sobre a prática para melhorar o conhecimento pedagógico do conteúdo.

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Biografia do Autor

Teresa Vilaça, Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga – Portugal

Doutora em Educação - Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

VILAÇA, T. Metodologias de ensino na educação em sexualidade: desafios para a formação contínua. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1500–1537, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12614. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12614. Acesso em: 20 abr. 2021.