Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.17087

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, DUA, Práticas educativas, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), os princípios e uso no desenvolvimento de práticas educativas relacionadas aos componentes essenciais do currículo: objetivos, estratégias de ensino, materiais, recursos e avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo, cunhado pela pesquisa bibliográfica acerca do DUA, e direcionado para a Educação Superior. O DUA pode significar uma mudança no pensamento da prática educacional, a partir de um trabalho de motivação para com os estudantes, servindo-se da flexibilização da maneira como a informação é apresentada e na maneira proposta para que os estudantes respondam ou expressem conhecimentos e habilidades. Constatamos que os pesquisadores conseguiram propor outras formas de organizar suas aulas e/ou ministrar os conteúdos, de modo que todos os estudantes pudessem interagir, participar e aprender ativamente; ter a experiência de um processo de reflexão sobre suas próprias aprendizagens, ficando mais engajados no processo. Isso evidencia a necessidade de pensar na inclusão dos princípios do DUA nos planejamentos docentes para uma escola de qualidade, com equidade e para todos.

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Biografia do Autor

Eladio Sebastián-Heredero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Professor visitante estrangeiro no PPGEDU, FAED/UFMS. Professor aposentado (UAH) - Espanha.

Samantha Ferreira da Costa Moreira, Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Mineiros – GO – Brasil

Professora Adjunta do Curso de Medicina. Doutorado em Educação (UFMS).

Fernando Ricardo Moreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Professor Adjunto e Coordenador do curso de Matemática. Doutorado em Engenharia Mecânica (UFU).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

SEBASTIÁN-HEREDERO, E.; MOREIRA, S. F. da C.; MOREIRA, F. R. Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1904–1925, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.17087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17087. Acesso em: 4 dez. 2022.

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