Dificuldades de leitura, escrita e numeramento na educação superior: discussões acerca da reprodução das desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13551

Palavras-chave:

Matemática, Escrita, Letramento, Universidade.

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as desigualdades sociais originam dificuldades de leitura, escrita, aritmética e como essas questões de ordem social são transformadas em supostos diagnósticos clínico-biológicos em estudantes da Educação Superior. Os contornos metodológicos envolvem um estudo de caso de uma estudante encaminhada para a clínica fonoaudiológica para avaliação clínica. Os dados demonstram que as dificuldades acadêmicas da universitária são consideradas como “alterações de cunho patológico” por que refletem mecanismos de manutenção e reprodução de desigualdades sociais. A Universidade, por sua vez, não consegue fazer com que o apoio pedagógico institucional dê conta das dificuldades da acadêmica, devido às especificidades do curso de graduação. A partir disso, conclui-se que um possível caminho a ser construído no contexto da Educação Superior seja (trans)formar os cursos a partir da perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

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Biografia do Autor

Lais Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Docente do Centro de Educação à Distância (CEAD). Doutorado em Engenharia Química (UFSC).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

DONIDA, L.; BLANCO, S. F. M. M. Dificuldades de leitura, escrita e numeramento na educação superior: discussões acerca da reprodução das desigualdades sociais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 341–360, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13551. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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