Levantamento de produções sobre o PNAIC na microrregião do Vale do Arinos

Autores

  • Elenize Vieira Falcão Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. https://orcid.org/0009-0004-4551-8943
  • Ângela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9732-6175

Palavras-chave:

UNEMAT; Pedagogia Juara; TCCs; Alfabetização.

Resumo

O artigo integra-se a uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais (GEFOPE), com o objetivo de realizar o levantamento das produções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no período de 2015 a 2021, com vistas a analisar os desdobramentos desta política para a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, com análises dos conteúdos das categorias emergidas. Para o levantamento sobre o PNAIC a nível microrregional, buscou-se no repositório da Secretaria de Apoio Acadêmico do curso de Pedagogia, ofertado na UNEMAT, Câmpus Universitário de Juara. Foram encontrados 18 Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs). O levantamento apontou, dentre outros aspectos, que o PNAIC foi uma política de formação continuada bem aceita entre os alfabetizadores e que suas orientações didático-pedagógicas foram incorporadas às suas práticas docentes.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1940601

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenize Vieira Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil.

Elenize Vieira Falcão. Universidade do Estado de Mao Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. Professora colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara/MT. Revisora da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA).

 

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil.

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. Professora Adjunta da UNEMAT, campus Universitário de Juara e Professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Sinop/MT. Líder do GEFOPE, vice coordenadora da ANFOPE e colaboradora do Jopeqal.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1995.

CARNEIRO, Luciangela Batista. Práticas de Leitura e os Desafios da Compreensão Leitora no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Cleuza Regina Balan Taborda. Juara: UNEMAT, 2018.

CUNHA, Rosicléia Regina de Cássia. Literatura Infantil: instrumento de ensino nas práticas de e alfabetização. 2016. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Juara. Orientadora: Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2016.

CUPAIOLI, Vanessa Da Silva. Contribuições dos Jogos no Ensino/aprendizagem da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Berenice Maria Dalla Costa da Silva. Juara, UNEMAT, 2018.

DONAT, Celita. Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a Formação e Prática Docente na Perspectiva do Letramento. 2020. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. Cuiabá: IFMT, 2020.

CARDOSO, Cancionila Janzkovski; RODRIGUES, Silvia de Fátima Pilegi; CARDOSO, André Luís Janzkovski. (2018). Alfabetização e formação de professores: potencialidades e limites segundo coordenadores locais do PNAIC-Mato Grosso. Laplage Em Revista, 4(2), p.82-100. Recuperado de https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/375

CARNEIRO, Luciangela Batista. Práticas de Leitura e os Desafios da Compreensão Leitora no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Cleuza Regina Balan Taborda. Juara: UNEMAT, 2018.

CUNHA, Rosicléia Regina de Cássia. Literatura Infantil: instrumento de ensino nas práticas de e alfabetização. 2016. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Juara. Orientadora: Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2016.

CUPAIOLI, Vanessa Da Silva. Contribuições dos Jogos no Ensino/aprendizagem da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Berenice Maria Dalla Costa da Silva. Juara, UNEMAT, 2018.

DOS SANTOS, Edieli Cleici. Produção de Textos Escritos no 2° Ano do Ciclo de Alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara, UNEMAT, 2018.

FERREIRO, Emilia, TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre, artes Médicas, 1989.

HORNICH, Priscyla Martins. Alfabetização e Letramento: A Influência das Metodologias e Estratégias de Ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara – MT, sob orientação da Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara-MT, UNEMAT, 2017.

LOPES, Fernanda Mariano. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e as Situações de Escrita no Processo de Alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara, UNEMAT, 2019.

LOPES, Lenice Silvestre. Metodologias de uma educadora diante dos diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus de Juara – Juara, UNEMAT, 2015.

MAGALHÃES, Dileusa. Os jogos e brincadeiras como potencialidades pedagógicas de aprendizagem no I ciclo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Estado do Mato Grosso. UNEMAT. Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas - FAECS. Câmpus Juara Orientadora: Profa. Esp. Berenice Maria Dalla Costa silva. Juara/MT, UNEMAT, 2016.

MARCHIORI, Delva Aparecida. As faces da inclusão no contexto educacional de uma escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Juara, sob orientação da Profa. Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara-MT: UNEMAT, 2015.

MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Alfabetização e avaliações em Mato Grosso: Direitos de aprendizagem e níveis de proficiência em conflitos. Cuiabá: EdUFMT, 2018.

MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Reflexões de uma experiência enquanto formadora regional no contexto do Pnaic em Mato Grosso. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1229-1244, jul./set., 2019.

OLIVEIRA, Sunara Gomes de. PNAIC: Concepção do Professor Sobre o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara - MT sob orientação da Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara: UNEMAT, 2015.

PEREIRA, Zélia Gomes. Literatura Infantil: A Contação de Histórias como Estratégias Pedagógicas no Desenvolvimento de Alunos nos Anos Iniciais. 2019. Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia - UNEMAT, Câmpus de Juara/MT, sob orientação da Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2019.

QUEIROZ, Claudia Regina de. Apropriação do sistema de escrita alfabético: os desafios da alfabetização. 2015. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus de Juara. Orientadora: Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara, MT: UNEMAT, 2015.

RODRIGUES, Lucinéia. Alfabetizar Letrando: A importância dos letramentos nos anos iniciais como facilitador no contexto social em que a criança está inserida. 2016. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus De Juara. Orientadora: Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2016.

ROMANOWSKI, Romilda; ENS, Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo Estado da Arte em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

DOS SANTOS, Marcilene. Jogos e brincadeira como metodologia de ensino: Uma Pesquisa Sobre os Desafios e Possibilidades de Aprendizagem no 1º Ano da Alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2018. Orientador: Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2018.

SILVA, Andressa Aparecida. PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa na construção do conhecimento do educando na alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara, sob a orientação da Profa. Ma. Sandra Aparecida Cavallari. Juara, UNEMAT, 2017.

SILVA, Eduardo da. Práticas de leitura no contexto da alfabetização: contribuição do cantinho da leitura para a formação de leitores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof. Ma. Elizabeth Ângela dos Santos Torsi. Juara-MT: UNEMAT, 2018.

SILVA, Sandra Aparecida da. A Leitura no Ciclo da Alfabetização: Uma proposta de intervenção voltada aos direitos de aprendizagem dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – UNEMAT, Câmpus de Juara-MT, sob orientação da Profa. Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara, UNEMAT, 2019.

VERGE, Juliana Ferreira. A Contação de Histórias Literárias como Estratégia Metodológica no Processo de Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara, sob orientação da Profa. Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. Juara, UNEMAT, 2021.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

FALCÃO, E. V.; MELLO, Ângela R. C. de. Levantamento de produções sobre o PNAIC na microrregião do Vale do Arinos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19406, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19406. Acesso em: 14 jan. 2025.