Levantamento de produções sobre o PNAIC na microrregião do Vale do Arinos

Autores

  • Elenize Vieira Falcão Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara, Juara, MT, Brasil https://orcid.org/0009-0004-4551-8943
  • Ângela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara, Juara, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9732-6175

Palavras-chave:

PNAIC, UNEMAT, pedagogia Juara, TCCs, alfabetização

Resumo

O artigo integra-se a uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais (GEFOPE), com o objetivo de realizar o levantamento das produções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no período de 2015 a 2021, com vistas a analisar os desdobramentos desta política para a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, com análises dos conteúdos das categorias emergidas. Para o levantamento sobre o PNAIC a nível microrregional, buscou-se no repositório da Secretaria de Apoio Acadêmico do curso de Pedagogia, ofertado na UNEMAT, Câmpus Universitário de Juara. Foram encontrados 18 Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs). O levantamento apontou, dentre outros aspectos, que o PNAIC foi uma política de formação continuada bem aceita entre os alfabetizadores e que suas orientações didático-pedagógicas foram incorporadas às suas práticas docentes.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1940601

Downloads

Biografia do Autor

Elenize Vieira Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara, Juara, MT, Brasil

Elenize Vieira Falcão. Universidade do Estado de Mao Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. Professora colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara/MT. Revisora da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA).

 

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara, Juara, MT, Brasil

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas (FAECs), Campus Universitário de Juara – Mato Grosso (MT) – Brasil. Professora Adjunta da UNEMAT, campus Universitário de Juara e Professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Sinop/MT. Líder do GEFOPE, vice coordenadora da ANFOPE e colaboradora do Jopeqal.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1995.

CARDOSO, C. J.; RODRIGUES, S. F. P.; CARDOSO, A. L. J. Alfabetização e formação de professores: potencialidades e limites segundo coordenadores locais do PNAIC-Mato Grosso. Laplage Em Revista, Dourados, v. 4, n. 2, p. 82-100, 2018. DOI: http://doi.org/10.24115/S2446-6220201842475p.82-100

CARNEIRO, L. B. Práticas de leitura e os desafios da compreensão leitora no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.

CUNHA, R. R. C. Literatura Infantil: instrumento de ensino nas práticas de e alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2016.

CUPAIOLI, V. S. Contribuições dos Jogos no Ensino/aprendizagem da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.

DOS SANTOS, M. Jogos e brincadeira como metodologia de ensino: uma pesquisa sobre os desafios e possibilidades de aprendizagem no 1º ano da alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKI, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

HORNICH, P. M. Alfabetização e letramento: a influência das metodologias e estratégias de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2017.

LOPES, F. M. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e as situações de escrita no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2019.

LOPES, L. S. Metodologias de uma educadora diante dos diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação da Universidade, Estado de Mato Grosso, Juara, 2015.

MAGALHÃES, D. Os jogos e brincadeiras como potencialidades pedagógicas de aprendizagem no I Ciclo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado do Mato Grosso, Juara, 2016.

MARCHIORI, D. A. As faces da inclusão no contexto educacional de uma escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2015.

MELLO, Â. R. C. Alfabetização e avaliações em Mato Grosso: direitos de aprendizagem e níveis de proficiência em conflitos. Cuiabá: EdUFMT, 2018.

MELLO, Â. R. C. Reflexões de uma experiência enquanto formadora regional no contexto do Pnaic em Mato Grosso. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1229-1244, 2019.

OLIVEIRA, S. G. PNAIC: concepção do professor sobre o programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2015.

PEREIRA, Z. G. Literatura Infantil: a contação de histórias como estratégias pedagógicas no desenvolvimento de alunos nos anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2019.

QUEIROZ, C. R. Apropriação do sistema de escrita alfabético: os desafios da alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2015.

RODRIGUES, L. Alfabetizar Letrando: a importância dos letramentos nos anos iniciais como facilitador no contexto social em que a criança está inserida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2016.

ROMANOWSKI, R.; ENS, T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, E. C. Produção de textos escritos no 2° ano do ciclo de alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.

SILVA, A. A. PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa na construção do conhecimento do educando na alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2017.

SILVA, E. Práticas de leitura no contexto da alfabetização: contribuição do cantinho da leitura para a formação de leitores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2018.

SILVA, S. A. A leitura no ciclo da alfabetização: uma proposta de intervenção voltada aos direitos de aprendizagem dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2019.

VERGE, J. F. A contação de histórias literárias como estratégia metodológica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2021.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

FALCÃO, E. V.; MELLO, Ângela R. C. de. Levantamento de produções sobre o PNAIC na microrregião do Vale do Arinos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19406, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19406. Acesso em: 11 abr. 2025.