Levantamento de produções sobre o PNAIC na microrregião do Vale do Arinos
Palavras-chave:
PNAIC, UNEMAT, pedagogia Juara, TCCs, alfabetizaçãoResumo
O artigo integra-se a uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais (GEFOPE), com o objetivo de realizar o levantamento das produções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no período de 2015 a 2021, com vistas a analisar os desdobramentos desta política para a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, com análises dos conteúdos das categorias emergidas. Para o levantamento sobre o PNAIC a nível microrregional, buscou-se no repositório da Secretaria de Apoio Acadêmico do curso de Pedagogia, ofertado na UNEMAT, Câmpus Universitário de Juara. Foram encontrados 18 Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs). O levantamento apontou, dentre outros aspectos, que o PNAIC foi uma política de formação continuada bem aceita entre os alfabetizadores e que suas orientações didático-pedagógicas foram incorporadas às suas práticas docentes.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1940601
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1995.
CARDOSO, C. J.; RODRIGUES, S. F. P.; CARDOSO, A. L. J. Alfabetização e formação de professores: potencialidades e limites segundo coordenadores locais do PNAIC-Mato Grosso. Laplage Em Revista, Dourados, v. 4, n. 2, p. 82-100, 2018. DOI: http://doi.org/10.24115/S2446-6220201842475p.82-100
CARNEIRO, L. B. Práticas de leitura e os desafios da compreensão leitora no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.
CUNHA, R. R. C. Literatura Infantil: instrumento de ensino nas práticas de e alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2016.
CUPAIOLI, V. S. Contribuições dos Jogos no Ensino/aprendizagem da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.
DOS SANTOS, M. Jogos e brincadeira como metodologia de ensino: uma pesquisa sobre os desafios e possibilidades de aprendizagem no 1º ano da alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.
FERREIRO, E.; TEBEROSKI, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
HORNICH, P. M. Alfabetização e letramento: a influência das metodologias e estratégias de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2017.
LOPES, F. M. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e as situações de escrita no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2019.
LOPES, L. S. Metodologias de uma educadora diante dos diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação da Universidade, Estado de Mato Grosso, Juara, 2015.
MAGALHÃES, D. Os jogos e brincadeiras como potencialidades pedagógicas de aprendizagem no I Ciclo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Estado do Mato Grosso, Juara, 2016.
MARCHIORI, D. A. As faces da inclusão no contexto educacional de uma escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2015.
MELLO, Â. R. C. Alfabetização e avaliações em Mato Grosso: direitos de aprendizagem e níveis de proficiência em conflitos. Cuiabá: EdUFMT, 2018.
MELLO, Â. R. C. Reflexões de uma experiência enquanto formadora regional no contexto do Pnaic em Mato Grosso. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1229-1244, 2019.
OLIVEIRA, S. G. PNAIC: concepção do professor sobre o programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2015.
PEREIRA, Z. G. Literatura Infantil: a contação de histórias como estratégias pedagógicas no desenvolvimento de alunos nos anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2019.
QUEIROZ, C. R. Apropriação do sistema de escrita alfabético: os desafios da alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2015.
RODRIGUES, L. Alfabetizar Letrando: a importância dos letramentos nos anos iniciais como facilitador no contexto social em que a criança está inserida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2016.
ROMANOWSKI, R.; ENS, T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SANTOS, E. C. Produção de textos escritos no 2° ano do ciclo de alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus de Juara, Universidade do Estado de Mato Grosso, Juara, 2018.
SILVA, A. A. PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa na construção do conhecimento do educando na alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2017.
SILVA, E. Práticas de leitura no contexto da alfabetização: contribuição do cantinho da leitura para a formação de leitores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2018.
SILVA, S. A. A leitura no ciclo da alfabetização: uma proposta de intervenção voltada aos direitos de aprendizagem dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2019.
VERGE, J. F. A contação de histórias literárias como estratégia metodológica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNEMAT, Juara, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elenize Vieira Falcão, Ângela Rita Christofolo de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.