“COMO OS PROFESSORES APRENDEM?”: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18577

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Matemática, Neurociência, Literatura infantil

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas pesquisas que se propuseram a investigar as possibilidades de como o professor aprende Matemática para ensinar e desenvolver o raciocínio matemático nos estudantes. Assim a questão que norteou esse artigo foi: Quais ações formativas podem contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do conhecimento matemático e/ ou didático? O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e apresenta os resultados de dois projetos, um desenvolvido no estado do Rio Grande do Norte e outro desenvolvido no estado do Mato Grosso do Sul. De modo geral como resultados apresentamos reflexões e dados que podem contribuir para a promoção de espaços de diálogo e construção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos, visando o desenvolvimento do conhecimento especializado para o ensino de matemática e a articulação entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil.

Professora Adjunta ( nível III ). Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP).

Etienne Lautenschlager, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó – RN – Brasil.

Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Educação (UFRN/CERES). Doutorado em Neurociência e Cognição (UFABC).

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ALENCAR, E. S. de; LAUTENSCHLAGER, E. “COMO OS PROFESSORES APRENDEM?”: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024080, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18577. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18577. Acesso em: 27 jul. 2024.