“COMO OS PROFESSORES APRENDEM?”: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18577Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Matemática, Neurociência, Literatura infantilResumo
Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas pesquisas que se propuseram a investigar as possibilidades de como o professor aprende Matemática para ensinar e desenvolver o raciocínio matemático nos estudantes. Assim a questão que norteou esse artigo foi: Quais ações formativas podem contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do conhecimento matemático e/ ou didático? O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e apresenta os resultados de dois projetos, um desenvolvido no estado do Rio Grande do Norte e outro desenvolvido no estado do Mato Grosso do Sul. De modo geral como resultados apresentamos reflexões e dados que podem contribuir para a promoção de espaços de diálogo e construção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos, visando o desenvolvimento do conhecimento especializado para o ensino de matemática e a articulação entre teoria e prática.
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