“COMO OS PROFESSORES APRENDEM?”: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18577

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Matemática, Neurociência, Literatura infantil

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas pesquisas que se propuseram a investigar as possibilidades de como o professor aprende Matemática para ensinar e desenvolver o raciocínio matemático nos estudantes. Assim a questão que norteou esse artigo foi: Quais ações formativas podem contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do conhecimento matemático e/ ou didático? O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e apresenta os resultados de dois projetos, um desenvolvido no estado do Rio Grande do Norte e outro desenvolvido no estado do Mato Grosso do Sul. De modo geral como resultados apresentamos reflexões e dados que podem contribuir para a promoção de espaços de diálogo e construção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos, visando o desenvolvimento do conhecimento especializado para o ensino de matemática e a articulação entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil.

Professora Adjunta ( nível III ). Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP).

Etienne Lautenschlager, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó – RN – Brasil.

Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Educação (UFRN/CERES). Doutorado em Neurociência e Cognição (UFABC).

Referências

ALENCAR, E. S. D. Conhecimento Profissional Docente de Professores do 5º ano em uma escola com bom desempenho em Matemática: o caso de estruturas multiplicativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

ATTORPS, I. Teachers’ images of the ‘equation’concept. European Research in Mathematics Education, [S. l.], v. 3, p. 1-8, 2003.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, [S. l.], v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487108324554. Acesso em: 10 ago. 2023.

BOGATSCHOV, D. N.; FERREIRA, G. M.; MOREIRA, J. A. S. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE. Revista e-Curriculum, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1335-1359, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/54584. Acesso em: 10 ago. 2023.

CAMPOS, E. G. J. D. Dificuldades na aprendizagem da divisão: análise da produção dos erros dos alunos do ensino fundamental e sua relação com o ensino praticado pelos professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2007.

CARMO, J. S.; SIMIONATO, A. M. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 317-327, 2012.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P., AGUILAR-GONZÁLEZ, Á.; RIBEIRO M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, [S. l.], v. 20, p. 1-18., 2018.

CERQUETTI, F.; ALBERCANE, C. B. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

COBB, P.; CONFREY, J.; DI SESSA, A.; LEHRER, R.; ESCHAUBLE, L. Experimentos de design em pesquisa educacional, em: Pesquisador Educacional, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 9-13. Disponível em: https://www.aera.net/uploadedFiles/Journals_and_Publications/Journals/Educational_Researcher/3201/32 01_Cobb.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

COIMBRA, C. L. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos? Educação & Realidade, [S. l.], v. 45, n.1, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/xJnsTVj8KyMy4B495vLmhww/. Acesso em: 12 jun. 2023.

GALPERIN, C. Os desafios da escola pública do Paraná na perspectiva da professora PDE. Literatura e Inclusão Infantil. 2013. Artigo disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ue np_port_artigo_elizangela_idalgo_regallo_maria.pdf. Acesso em: 8 fev. 2017.

GARCIA SILVA, A. D. F. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professoras das séries iniciais do ensino fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. 2007. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Políticas e programas. Paradigma, [S. l.], v. 42, n. extra 2, 2021. Disponível em: https://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1044. Acesso em: 10 ago. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002

GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. L.; CARVALHO, J. B. P. Os livros paradidáticos para o ensino da Matemática. Brasília, DF: 2010.

HANUSHEK, E. A. Funções de produção da educação. Em a economia da educação. Imprensa Acadêmica, 2020

LAUTENSCHLAGER, E.; RIBEIRO, A. J. Reflexões acerca do impacto do conhecimento matemático dos professores no ensino: a álgebra da Educação Básica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1-26, 2014. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/69. Acesso em: 12 ago. 2023.

LOUCKS-HORSLEY, S. Teacher change, staff development, and systemic change: Reflections from the eye of the paradigm. In: FRIEL, S. N.; BRIGHT, G. W. (ed.). Reflecting on our work: NSF teacher enhancement in K-6 mathematics. Lanham, MD: University Press of America, 1997.

PONTE, J. P.; BRANCO, N. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, v. 50, p. 135-155, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/CHPNjrWVNDpS7LnzZ3THm6C/. Acesso em: 10 ago. 2023.

REAME, E. Matemática na educação do dia-a-dia das crianças: rodas, músicas, jogos e histórias. São Paulo: Saraiva Didático, 2012.

RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RIBEIRO, A. J.; OLIVEIRA, F. A. P. V. S. Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações. Zetetiké, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 311-327, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646541. Acesso em: 10 ago. 2023.

RIBEIRO, M.; MARMORE, J.; ALENCAR, E. S. Lente Teòrica: Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge – MTSK. In: ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. São Paulo: Editora Twee, 2019.

SILVA, R. J. Literatura Infantil no ensino de Matemática Inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.

SMOLE, K. S.; CANDIDATO, P. Solução de problemas matemáticos de 0 a 6 anos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

WASSERMAN, N. H. Unpacking teachers’ moves in the classroom: navigating micro-and macro-levels of mathematical complexity. Educational Studies in Mathematics, [S. l.], v. 90, p. 75-93, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-015-9615-1. Acesso em: 10 ago. 2023.

ZACARIAS, E.; MORO M. L. F. A Matemática das Crianças Jovens e Literatura Infantil. Educ. Rev., Curitiba, n. 25, p. 275-299, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RKJktyz4t6Ch6Gy8hQQRTVb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ALENCAR, E. S. de; LAUTENSCHLAGER, E. “COMO OS PROFESSORES APRENDEM?”: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024080, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18577. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18577. Acesso em: 21 nov. 2024.