ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA COM DADOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ciclo investigativo de pesquisa, Dados primários e secundários, Estatística Cívica, Letramento EstatísticoResumo
Nesse artigo, apresentamos duas perspectivas de promoção do letramento estatístico na Educação Básica brasileira: o desenvolvimento do ciclo investigativo de pesquisa, com coleta de dados realizada diretamente pelos estudantes, e a discussão de problemas de relevância social, política, econômica, histórica, cultural e ambiental para eles, a partir de notícias veiculadas na mídia, à luz da análise de dados secundários. Nosso objetivo é discutir como essas duas abordagens, prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem contribuir complementarmente, para o aprimoramento desse letramento, embasado na Estatística Cívica. Apresentamos aqui duas experiências de ensino vividas por estudantes de ensino médio de uma escola pública paulista. Ao final, concluímos que ambas propostas são relevantes para a aprendizagem estatística dos estudantes, tanto naquilo que diz respeito à compreensão dos objetos de conhecimento da estatística descritiva, previstos na BNCC, quanto para a promoção da criticidade e cidadania, no contexto da infodemia e das fake news.
Downloads
Referências
BATANERO, C.; DÍAZ, C. Estadística con proyectos. Granada: UGR Ediciones, 2011.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9.394,20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1.º e 2.º ciclos do ensino fundamental). Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental). Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, DF: MEC, 2000.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília DF: MEC, 2018.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019.
BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, p. 1-16, 2021.
CAZORLA, I. M.; GIORDANO, C. C. O papel do letramento estatístico na implementação dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. In: MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Temas Emergentes em Letramento Estatístico, p. 88-111. Recife: Editora UFPE, 2021.
CORDANI, L. K. Caminhos da Educação Estatística ao Longo do Tempo: uma leitura pessoal. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, n. 3, p. 154-178, 2015.
COSTA, E.; AFONSO, N. Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do Programme for International Student Assessment (PISA). Educação & Sociedade, v. 30, p. 1037-1055, 2009.
COUTINHO, C. Q. S.; SOUZA, F. S. Potencialidades do Uso do GeoGebra e do R na Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos. In: SILVA, M. P. M. (org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Curitiba: CRV, 2015.
ENGEL, J. Cultura estadística y sociedad. In: ACTAS DEL TERCER CONGRESO INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA, 3., 2019, [S. l.]. Anais […]. [S. l.], p. 1-18, 2019.
ENGEL, J.; RIDGWAY, J.; STEIN, F. W. Educación Estadística, Democracia y Empoderamiento de los Ciudadanos. Paradigma, v. 42, p. 1-31, 2021.
FREITAS, C. L. D.; CUNHA, D. A. D.; MANFREDO, E. C. G. Práticas e formações de professores de matemática no ensino remoto: letramento digital como desafio no pós-pandemia. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2022.
FRIEL, S. N.; CURCIO, F. R.; BRIGHT, G. W. Making sense of graphs: Critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for Research in Mathematics Education, p. 124-158, 2001.
GAL, I. Adults' statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GAL, I. Towards "probability literacy" for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In: JONES, G. A. Exploring probability in school: challenges for teaching and learning, p. 39-63, 2005.
GAL, I. Promoting statistical literacy: challenges and reflections with a Brazilian perspective. In: MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Temas Emergentes em Letramento Estatístico, p. 37-59, Recife: Editora UFPE, 2021.
GARFIELD, J. Teaching statistics using small-group cooperative learning. Journal of Statistics Education, v. 1, n. 1, p. 1-9, jul. 1993.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIORDANO, C. C.; ARAÚJO, J. R. A.; COUTINHO, C. Q. S. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. Revista Eletrônica de Matemática, v. 14, p. 1-20, 2019.
GIORDANO, C. C. O desenvolvimento do letramento estatístico por meio de projetos: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
GIORDANO, C. C. Concepções sobre Estatística: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2020. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA S. F. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. 1-21, 2022.
GOES, F. L. VIEIRA, M. G. F.; REIS, T. R.; OLIVEIRA, F. A. P.; LUNELLI, I. C. Atlas das periferias no Brasil: aspectos raciais de infraestrutura nos aglomerados subnormais. 2021.
GOULD, R. Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, v. 16, n. 1, p. 22-25, 2017.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LIAO, T.; MOTTA, M. S.; FERNANDES, C. O. Avaliando o" PISA" Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 16, p. 1-20, 2021.
LOPES, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1998.
MEIRELLES, R.; ATHAYDE, C. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira. São Paulo: Editora Gente, 2014.
NICHOLSON, J., GAL, I., RIDGWAY, J. Understanding Civic Statistics: a conceptual framework and its educational applications. ProCivicStat Project, 2018.
PORCIÚNCULA, M. Letramento Multimídia Estatístico: projetos de aprendizagem estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Editora Appris, 2022.
PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K.; GIORDANO, C. (org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental. Taubaté, SP: Editora Akademy, 2022.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revista de Educação Matemática de Ouro Preto, v. 2, p. 1-22, 2020.
SOUZA, F. S. Ensino de probabilidade e estatística por meio da análise exploratória de dados e resolução de problemas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652708. Acesso em: 03 abr. 2023.
TAUBER, L. M. Facetas de la Estadística Cívica Implícitas en una Experiencia de Enseñanza centrada en el Estudio de Indicadores Sociales. Paradigma, v. 42, p. 89-117, 2021.
TUKEY, J. W. The future of data analysis. Annals of Mathematical Statistics, v. 33, n. 1, p. 1-67, mar. 1962.
TUKEY, J. W. Exploratory data analysis. Reading: Addison-Wesley, 1970.
WALLMAN, K. K. Enhancing Statistical Literacy: enriching our society. JASA, v. 88, p. 1–8, 1993.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223–265, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassio Cristiano Giordano, Marco Aurélio Kistemann Junior, Fabiano dos Santos Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.