A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18565

Palavras-chave:

Pandemia, Formação inicial de professores/as, Estágio Supervisionado., Ensino remoto

Resumo

O presente trabalho ambicionou entretecer reflexões na formação inicial de professores/as de Ciências/Química a partir das escritas de Portfólios de estagiários/as no componente curricular de Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no contexto da COVID-19. A pandemia foi demarcada com aulas no formato remoto, o que tornou o cenário complexo para o campo do Estágio Supervisionado. A natureza da pesquisa foi qualitativa, fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). O material empírico para análise foram os Portfólios que os/as Estagiários/as produziram. Desta forma, valorizamos as múltiplas vozes emergidas e enlaçadas destes Portfólios, dentre as quais foram: a) uma escola inclusiva; b) infraestrutura; c) acesso a internet; d) valorização de professores/as; e) políticas públicas educacionais; f) conhecimento da realidade escolar. Portanto, concluimos que o uso dos Portólios foi uma estratégia formativa e potente possibilitando um Estágio que vislumbrou a práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loan Sumini Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2022). Aluno de Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD (2022), com experiência na área do Estágio Supervisionado ligado a Formação de Professores/as. Atualmente Bolsista no Programa Capes - Epidemias. 

Adriana Marques de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil.

Professora no campo da Educação Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência da Unesp, Campus de Bauru. Trabalhou como professora de Química nas escolas de Educação básica na cidade de Dourados/MS. Atuou como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica (PRP). As linhas temáticas investigadas abordam discussões acerca da formação de professores/as e Recursos Didáticos. Atua como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD.

Referências

ALMEIDA, C.; LÜCHMANN, L.; MARTELLI, C. A pandemia e seus impactos no Brasil. Middle Atlantic Review of Latin American Studies, v. 4, n. 1, p. 20-25, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342653340_A_pandemia_e_seus_impactos_no_Brasil. Acesso: 14 abr. 2023.

AMBRÓSIO, M. Avaliação, os registros e o portfólio: ressignificando os espaços educativos no ciclo das juventudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

AMBRÓSIO, M. O uso do Portfólio no Ensino Superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BONDIÁ, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRASIL. Resolução/SED n. 3.745, de 19 de março de 2020. Regulamenta o Decreto n. 15.391, de 16 de março de 2020, e a oferta de Atividades Pedagógicas Complementares nas Unidades Escolares e Centros. Campo Grande, MS: Secretária de Estado, 2020. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO10120_19_03_2020. Acesso em: 25 set. 2023.

CALIXTO, V. S dos.; MARQUES-DE-OLIVEIRA, A. de. Um itinerário compreensivo acerca do portfólio: diálogo entre professoras em formação. ACTIO, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14686/9443. Acesso em: 28 mar. 2023.

CARVALHO, A. M. P; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, L. S. Experiências dos/as estagiários/as do Curso de Licenciatura em Química no contexto pandêmico. 2021. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2021.

GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009.

HAN, B-C. Sociedade do Cansaço. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professor/pesquisador. 4. ed. Ijuí, RS: ed. Inijuí, 2013.

MARTINS, H. H. T. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, v. 30, n. 02, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4jbGxKMDjKq79VqwQ6t6Ppp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2023.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=17123&path%5B%5D=8228. Acesso em: 04 abr. 2023.

PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2º grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L; Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017.

SÁ-CHAVES, I. Os portifólios “reflexivos” (também) trazem gente dentro: reflexões do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto: Editora Porto, 2005.

SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. da; PANIAGO, R. N. Estágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, Bahia, v. 14, n. 30, p. 152-177, out./dez. 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4365/3493. Acesso em: 04 abr. 2023.

SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Revista Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/jQHTPGGjNZYjXLvty4sPF6P/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2023.

VILLAS-BOAS, B. M. de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2004.

ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 22, p. 147-155, abr./jun. 2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207. Acesso em: 15 out. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

SUMINI FERREIRA, L.; MARQUES DE OLIVEIRA, A. A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024075, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18565. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18565. Acesso em: 21 nov. 2024.