A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18565Palavras-chave:
Pandemia, Formação inicial de professores/as, Estágio Supervisionado., Ensino remotoResumo
O presente trabalho ambicionou entretecer reflexões na formação inicial de professores/as de Ciências/Química a partir das escritas de Portfólios de estagiários/as no componente curricular de Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no contexto da COVID-19. A pandemia foi demarcada com aulas no formato remoto, o que tornou o cenário complexo para o campo do Estágio Supervisionado. A natureza da pesquisa foi qualitativa, fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). O material empírico para análise foram os Portfólios que os/as Estagiários/as produziram. Desta forma, valorizamos as múltiplas vozes emergidas e enlaçadas destes Portfólios, dentre as quais foram: a) uma escola inclusiva; b) infraestrutura; c) acesso a internet; d) valorização de professores/as; e) políticas públicas educacionais; f) conhecimento da realidade escolar. Portanto, concluimos que o uso dos Portólios foi uma estratégia formativa e potente possibilitando um Estágio que vislumbrou a práxis.
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