A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18565

Palavras-chave:

Pandemia, Formação inicial de professores/as, Estágio Supervisionado., Ensino remoto

Resumo

O presente trabalho ambicionou entretecer reflexões na formação inicial de professores/as de Ciências/Química a partir das escritas de Portfólios de estagiários/as no componente curricular de Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no contexto da COVID-19. A pandemia foi demarcada com aulas no formato remoto, o que tornou o cenário complexo para o campo do Estágio Supervisionado. A natureza da pesquisa foi qualitativa, fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). O material empírico para análise foram os Portfólios que os/as Estagiários/as produziram. Desta forma, valorizamos as múltiplas vozes emergidas e enlaçadas destes Portfólios, dentre as quais foram: a) uma escola inclusiva; b) infraestrutura; c) acesso a internet; d) valorização de professores/as; e) políticas públicas educacionais; f) conhecimento da realidade escolar. Portanto, concluimos que o uso dos Portólios foi uma estratégia formativa e potente possibilitando um Estágio que vislumbrou a práxis.

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Biografia do Autor

Loan Sumini Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2022). Aluno de Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD (2022), com experiência na área do Estágio Supervisionado ligado a Formação de Professores/as. Atualmente Bolsista no Programa Capes - Epidemias. 

Adriana Marques de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil.

Professora no campo da Educação Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência da Unesp, Campus de Bauru. Trabalhou como professora de Química nas escolas de Educação básica na cidade de Dourados/MS. Atuou como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica (PRP). As linhas temáticas investigadas abordam discussões acerca da formação de professores/as e Recursos Didáticos. Atua como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

SUMINI FERREIRA, L.; MARQUES DE OLIVEIRA, A. A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024075, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18565. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18565. Acesso em: 27 jul. 2024.