Levantamento das produções sobre as contribuições do uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.15915Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Prática pedagógica, Tecnologias digitais da informação e comunicaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo levantar as produções acadêmicas produzidas sobre as práticas pedagógicas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para tanto se utilizou a pesquisa qualitativa, pois esta preocupa-se com a realidade social do ser humano, se dedica a investigar significados, motivos, valores e atitudes. Para a busca e seleção dos estudos teve-se como aporte a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, por fim, a plataforma da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Contemplaram-se as produções realizadas entre os anos de 2010 até 2020. Em um primeiro levantamento, encontrou-se 4.082 trabalhos, mas, a partir dos refinamentos realizados nos descritores: “Educação de Jovens e Adultos” AND “TDICs”, restaram apenas 06 dissertações. Destaca-se o baixo número de pesquisas relacionadas a essa temática e, sobretudo, a necessidade de produzir investigações acerca dessa modalidade de ensino.
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