Comunicação e educação no desenvolvimento de pesquisas no ProfLetras-UFTM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14514

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, ProfLetras, Formação docente, Ensino fundamental

Resumo

Estudos na interface Comunicação e Educação têm norteado reflexões fundamentais sobre processos formativos mais afeitos à contemporaneidade, na medida em que apontam a relevância da presença das linguagens midiáticas na sala de aula. Nesse sentido, a formação dos docentes é um dos fatores determinantes para que tais linguagens sejam inseridas na prática pedagógica. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as dissertações de mestrado, realizadas por professores-mestrandos do programa ProfLetras, da UFTM, cujo tema indicava o diálogo entre Comunicação e Educação. Foram selecionadas pesquisas desenvolvidas a partir de propostas de intervenção no ensino fundamental, que envolviam processos comunicacionais e educacionais para o ensino de língua portuguesa e literatura. Tais pesquisas revelaram a preocupação dos professores em alinharem a teoria à prática. E, ainda que tenham propostas de intervenção significativas e com resultados positivos, seria importante oferecer disciplinas específicas na interface Comunicação e Educação para um diálogo mais efetivo.

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Biografia do Autor

Eliana Nagamini, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATECSP/CEETEPS), São Paulo – SP

Docente na Faculdade de Tecnologia. Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (ECA/USP).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

NAGAMINI, E. Comunicação e educação no desenvolvimento de pesquisas no ProfLetras-UFTM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2671–2686, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14514. Acesso em: 18 abr. 2024.